Suflê de banana e laranja: uma receita saborosa e muito especial

Suflê de banana e laranja. Foto: Reprodução/iStok
Suflê de banana e laranja. Foto: Reprodução/iStok

Neste sábado, 12 de Fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, preparamos um prato que fica excelente para qualquer dia de sua semana. A receita de hoje é suflê de banana e laranja.

Este delicioso suflê pode ser feito sem muita complicação e fica um prato especial para quem você quiser encantar. O tempo de preparo desta receita é de 60 minutos e rende 4 porções.

Assim, leia mais: Quesadilla de frango: uma receita mexicana com um sabor caliente

Saiba como fazer o suflê de banana e laranja
Termine o almoço ou o jantar com uma sobremesa com ares de festa e sabores bem tropicais.

Portanto, confira também: Francesinha: um petisco português para qualquer hora
Ingredientes da receita

2 bananas-prata;
5 laranjas-baía;
2 ovos;
2 colheres (sopa) de açúcar;
raspas de 1 laranja;
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro para decorar.

Passo a passo do suflê de banana e laranja
Suflê de banana e laranja. Foto: Reprodução/iStok2 Suflê de banana e laranja. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Lave bem a casca das laranjas. Logo após, corte a tampa de 4 laranjas e retire a polpa com uma colher, com cuidado para não danificar a casca (ela será usada como recipiente para assar os suflês).

Caso necessário, corte também um pouco da base, apenas para equilibrar a laranja, com cuidado para não furar o fundo da fruta. Em seguida, extraia o suco das polpas usando um espremedor de batatas (ou apertando com as mãos). Descarte o bagaço.

Logo após, raspe a casca da laranja restante, mas não deixe o ralador chegar até a parte branca, pois vai amargar a receita. Em seguida, reserve as raspinhas. Descasque a laranja e corte a polpa em cubos e transfira para numa tigela. Corte 1 banana em cubinhos e junte com os cubos de laranja. Logo após, regue com 4 colheres (sopa) do suco de laranja.
Passo Adiante
Logo após, divida esta mistura entre as cascas de laranja e coloque-as numa assadeira. Amasse a outra banana e reserve. Em seguida, separe as claras das gemas, sendo que apenas 1 gema será usada. Numa tigela média, bata a gema com o açúcar, de preferência com um batedor de arame.

Quando a gema estiver bem pálida e firme, junte a banana amassada, as raspas de laranja e misture bem. Logo após, na batedeira, coloque as claras e bata até o ponto neve. Junte metade das claras à mistura de banana e gema e mexa bem. Em seguida, incorpore a outra metade, com cuidado para não mexer demais e perder o volume das claras.

Com uma colher, divida a massa do suflê entre as cascas de laranja preparadas. Leve ao forno preaquecido para assar por 15 minutos. Por fim, se quiser, polvilhe com o açúcar de confeiteiro com auxílio de uma peneira. Sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
Para acompanhar seu delicioso prato de suflê de banana e laranja faça uma deliciosa sopa de macarrão oriental, essa combinação fica irresistível. Certamente vai ficar um arraso! Bom apetite!

Ademais, leia também: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]