Torta de fígado de galinha: uma receita saborosa e muito impressionante

Torta de fígado de galinha. Foto: Reprodução/iStok
Torta de fígado de galinha. Foto: Reprodução/iStok

Neste sábado, 12 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma receita deliciosa e saborosa com galinha. A receita de hoje é torta de fígado de galinha.

Esta deliciosa torta de fígado, é fácil e rápida de preparar. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 120 minutos, rende 1 torta grande e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Espaguete com molho de tomate assado: uma das mais deliciosas receitas de massa

Saiba como fazer a torta de fígado de galinha

Até quem não gosta de fígado vai adorar esta receita. Feita com massa integral, esta torta é muito saborosa. Uma receita realmente muito especial

Portanto, confira também: Bolo mousse de chocolate: a combinação perfeita do quitute com a sobremesa
Ingredientes da receita

⅔ xícara (chá) de farinha de trigo;
1 pitada de noz-moscada ralada na hora;
⅔ xícara (chá) de manteiga à temperatura ambiente;
1 gema;
1 colher (sopa) de água;
⅔ xícara (chá) de farinha de trigo integral;
1 ovo;
1 colher (sopa) de uvas-passas;
½ colher (sopa) de leite;
1 dente de alho picado;
1 colher (sopa) de conhaque;
½ colher (chá) de sal;
1 xícara (chá) de creme de leite fresco;
1 cebola pequena picada;
150 g de fígado de galinha limpo
1 colher (chá) de sal;
1 pitada de pimenta-do-reino em grãos moída na hora.

Passo a passo da torta de fígado de galinha
Torta de fígado de galinha. Foto: Reprodução/iStok2 Torta de fígado de galinha. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, preaqueça o forno a 200°C (temperatura alta). Numa tigela, coloque as farinhas e o sal. Logo após, junte a manteiga amolecida e faça uma farofa com a ponta dos dedos. Acrescente a gema e o leite. Em seguida, mexa com as mãos até obter uma massa lisa. Faça uma bola e cubra com um pano de prato limpo. Deixe repousar por 30 minutos.

Em forminhas individuais para torta ou em uma fôrma grande de fundo removível com 25 cm de diâmetro, logo após, coloque a massa e espalhe-a com os dedos de modo a cobrir todo o fundo da assadeira, deixando 3 cm da borda. Em seguida, fure toda a massa com um garfo, para que não estufe, e leve ao forno por 10 minutos.

Logo após, retire e deixe esfriar. Para hidratar as uvas-passas, coloque-as numa panelinha com o conhaque e a água. Em seguida, leve ao fogo médio. Quando ferver, retire do fogo e deixe esfriar. Quando estiverem frias, transfira as passas para uma tigela e reserve o líquido. Logo após, preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
Passo Adiante
Em seguida, no liquidificador, bata a cebola, o alho e o fígado limpo (sem nervos e membranas brancas). Quando obtiver uma pasta lisa, acrescente o creme de leite, o ovo, a noz-moscada, o sal, a pimenta-do-reino e o líquido das passas. Logo após, bata rapidamente, apenas para misturar, e junte o manjericão picado.

Distribua as passas sobre a massa pré-assada e cubra com o recheio batido. Em seguida, leve ao forno preaquecido para assar por 30 minutos. Se a torta foi feita numa fôrma grande, deixe esfriar antes de cortá-la para que os pedaços não se esmigalhem. Po r fim, no momento de servir, preaqueça a torta e sirva acompanhada de uma salada de folhas verdes.
Sugestão de consumo da receita
Para acompanhar sua deliciosa receita de torta de fígado, nada melhor que uma salada de soja com legumes e um suco natural (de preferência). Essa combinação fica muito saborosa.

Ademais, leia também: Geleia de morango com maracujá: se geleia de morango é bom, imagina com esta combinação de maracujá;…

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]