Suflê de goiabada com requeijão: uma receita saborosa e deliciosa

Suflê de goiabada. Foto: Reprodução/iStok
Suflê de goiabada. Foto: Reprodução/iStok

Neste sábado, 12 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos uma receita deliciosa e muito saborosa para suas noites especiais. Vem conosco e aprenda como fazer o suflê de goiabada com requeijão.

Este inusitado suflê é fácil e simples de fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, rende cerca de 5 porções e grau de dificuldade é fácil.

Assim, leia mais: Macarrão roxo de beterraba assada: uma cor viva para a sua receita de Natal

Saiba como fazer o suflê de goiabada
Goiabada com creme de queijo derretido dentro de uma massa fofinha de suflê, não é o máximo? Faça agora mesmo esta receita de lamber os beiços.

Portanto, confira também: Mac and cheese: uma receita que é de derreter qualquer paladar
Ingredientes da receita

1 ½ xícara (chá) de goiabada em cubos (300 g);
3 gemas;
6 claras de ovos;
2 colheres (sopa) de açúcar;
manteiga e açúcar cristal para untar e polvilhar os ramequins;
½ pote de requeijão (125 g);
2 colheres (sopa) de leite.

Passo a passo do suflê de goiabada com requeijão
Suflê de goiabada. Foto: Reprodução/iStok2 Suflê de goiabada. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Com um pedaço de papel-toalha, unte com manteiga a lateral interna de cinco ramequins individuais. Polvilhe com açúcar cristal, gire os potinhos para cobrir as laterais e bata bem sobre a pia para retirar o excesso.

Logo após, leve os ramequins para a geladeira enquanto prepara o suflê — capriche na preparação dos recipientes para formar paredes ásperas para a massa escalar e se firmar à medida que cresce. Não é preciso untar o fundo.

Em seguida, numa tigela grande (de vidro ou inox) coloque a goiabada e leve para derreter em banho-maria: leve uma panela com um pouco de água ao fogo médio. Logo após, quando começar a ferver, diminua o fogo e encaixe a tigela com a goiabada — a água não deve encostar no fundo da tigela, o calor do vapor é suficiente para derreter a goiabada.

Logo após, mexa com uma espátula até derreter. Retire do banho-maria e reserve. Na batedeira coloque as gemas, o açúcar e bata em velocidade média, até formar um creme claro. Em seguida, junte à goiabada derretida e misture bem para incorporar. Reserve. Atenção: lave e seque muito bem a tigela e as pás da batedeira antes de bater as claras em neve.

Em seguida, na batedeira, bata as claras até o ponto de neve com picos moles: comece em velocidade baixa e, quando espumar, aumente a velocidade gradualmente. Logo após, deixe bater por cerca de 5 minutos, até as claras ficarem marcadas com o batedor e as bolhas de ar próximo da parede da tigela sumirem.
Passo Adiante
Atenção: se bater demais, as claras vão ficar muito firmes e perder a elasticidade. O resultado será um suflê ressecado. Em seguida, bata apenas até formar picos moles. Na tigela com o creme de goiabada adicione ⅓ das claras em neve e mexa bem com a espátula para incorporar.

Se as claras formarem pontinhos que não se misturam, é sinal de que foram batidas além da conta. Logo após, junte o restante das claras e misture delicadamente, com movimentos de baixo para cima, para não perder todo o ar incorporado. Em seguida, com uma concha, preencha cada ramequim até a borda com a massa de suflê.

Logo após, nivele passando uma faca (com o corte para cima) para retirar o excesso. Passe a ponta do dedo polegar por todas as bordas internas para retirar um pouquinho mais de massa — isso ajuda o suflê a crescer retinho.

Em seguida, transfira os ramequins para uma assadeira e leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos, até inflarem e dourarem. Nunca abra o forno enquanto o suflê assa — se a temperatura abaixa, o suflê murcha. Por fim, retire do forno e sirva imediatamente com o molho de requeijão.

Sugestão de consumo da receita
O suflê de goiabada, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um delicioso café expresso feito na hora. Certamente ficará perfeito!

Ademais, leia também: Salada de macarrão com abobrinha grelhada e molho de hortelã: a melhor salada para o verão

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]