Tiramisu: uma receita para quem gosta de café

Tiramisu. Foto: Reprodução/iStok
Tiramisu. Foto: Reprodução/iStok

Neste sábado, 26 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, preparamos para você um irresistível prato, além de muito saboroso. A receita de hoje é: tiramisu

Este delicioso tiramisu é fácil e simples de fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 120 minutos, rende até 12 porções e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Saiba como fazer o tiramisu
Todo caseiro, do biscoito champanhe ao mascarpone. Na primeira colherada você vai sacar que, cada minuto preparando esta receita de tiramisu, valeu a pena.

Portanto, confira também: Estrogonofe russo (com creme azedo): o estrogonofe mais saboroso de todos
Ingredientes da receita

1 ½ xícara (chá) de mascarpone (cerca de 350 g);
4 ovos;
½ xícara (chá) de açúcar;
¾ de xícara (chá) de café forte coado sem açúcar;
¼ de xícara (chá) de conhaque (ou o licor de sua preferência);
30 unidades de biscoito champanhe caseiros;
Cacau em pó a gosto para polvilhar.

Passo a passo da tiramisu
Tiramisu. Foto: Reprodução/iStok2 Tiramisu. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, em uma tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Logo após, transfira as claras para uma tigela e as gemas para a tigela da batedeira. Em seguida, leve uma panela com um pouco de água ao fogo baixo para ferver – ela será usada para aquecer as claras em banho-maria.

Logo após, acrescente ¼ de xícara (chá) do açúcar às gemas e bata até formar um creme claro – no meio do processo, pare de bater e raspe a lateral da tigela com uma espátula para bater de maneira uniforme. Depois, junte o mascarpone e bata apenas para incorporar. Transfira o creme para outra tigela e reserve.

Em seguida, lave e seque bem a tigela e o globo da batedeira. Junte o restante do açúcar às claras e encaixe a tigela na panela do banho-maria. Logo após, mexa com uma espátula até aquecer e o açúcar dissolver – cuidado para não cozinhar a clara.

Então, com a espátula, levante uma porção da mistura e, com a ponta dos dedos, verifique se as claras estão aquecidas sem grãozinhos de açúcar. Logo após, transfira a mistura de claras e açúcar para a batedeira e bata até formar um merengue bem leve.
Passo adiante
Cuidado para não bater em excesso, pois fica mais difícil incorporar o creme de mascarpone a um merengue muito firme. Em seguida, bata até o merengue formar picos. Adicione ⅓ do merengue ao creme de mascarpone e mexa bem com a espátula para integrar.

Logo após, junte o restante gradualmente, mexendo delicadamente de baixo para cima. Reserve. Em seguida, separe uma travessa retangular de cerca de 30 cm x 20 cm. Em um prato fundo, misture o café com o licor.

Depois, molhe apenas um dos lados dos biscoitos no café com licor e transfira para a travessa, com o lado molhado virado para cima, um ao lado do outro até cobrir todo o fundo. Logo após, espalhe metade do creme sobre os biscoitos, cobrindo toda a superfície.

Faça outra camada de biscoitos umedecidos e cubra com o restante do creme. Nivele com a espátula e leve à geladeira para firmar por pelo menos 6 horas (se preferir, monte a sobremesa, cubra com filme e deixe na geladeira de um dia para o outro). Por fim, na hora de servir, retire o tiramisu da geladeira e polvilhe com cacau em pó, passando por uma peneira fina.

Sugestão de consumo da receita
O tiramisu fica uma delícia puro, mas acompanhá-la com uma saborosa bebida de sua preferência, fica espetacular. Essa combinação realmente fica irresistível!

Ademais, leia também: Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão: uma deliciosa receita que combina frango com ervas

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]