Tender com molho de mel e laranja: uma deliciosa e muito saborosa receita

Tender com molho de mel e laranja. Foto: Reprodução/iStok
Tender com molho de mel e laranja. Foto: Reprodução/iStok

Nesta sexta, 28 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, iremos apresentar uma receita deliciosa e saborosa. O prato de hoje é: tender com molho de mel e laranja.

Este delicioso tender com molho de mel e laranja é fácil e rápido de fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 120 minutos, e rende 6 porções, com grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Risoto japonês e cogumelos: não precisa ir longe para experimentar algo diferente

Saiba como fazer o tender com molho de mel

Como o tender é pré-cozido, você precisa apenas terminar de assar e dourar a peça no forno – chance zero de errar. O toque de mestre é encontrar o tempero certo: laranja e mel é combinação nota mil!
Portanto, confira também: Filé de frango grelhado com páprica e erva-doce: receita de uma das melhores combinações com frango
Ingredientes da receita

1 minitender desossado de cerca de 1 kg;
1 xícara (chá) de vinho branco;
¼ de xícara (chá) de mel e 2 colheres (sopa) para pincelar;
3 cravos;
3 grãos de pimenta-do-reino;
Todo o líquido da assadeira;
1 xícara (chá) de caldo de laranja (cerca de 3 unidades);
2 colheres (sopa) de amido de milho;
Sal a gosto.

Passo a passo do tender com molho de mel e laranja
Tender com molho de mel e laranja. Foto: Reprodução/iStok2 Tender com molho de mel e laranja. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, em uma tigela grande, coloque o caldo de laranja, o vinho branco e ¼ de xícara (chá) de mel. Logo após, adicione os cravos e os grãos de pimenta e misture bem. Apoie o tender sobre a tábua e, com a ponta de uma faca afiada, risque a superfície formando losangos.

Em seguida, transfira para a tigela com a marinada, cubra com filme e deixe fora da geladeira por 1 hora (se preferir, coloque o tender com o líquido em um saco plástico com fechamento hermético). Quando faltar 30 minutos do tempo da marinada, pré-aqueça o forno a 200º C (temperatura média).

Logo após, transfira o tender para uma assadeira, regue com toda a marinada e cubra com papel-alumínio – utilize o lado brilhante para baixo. Leve ao forno e deixe assar por 30 minutos. Retire a assadeira do forno e descarte o papel-alumínio. Regue o tender com o líquido da assadeira e pincele com 2 colheres (sopa) de mel.

Em seguida, volte a assadeira para o forno e asse por mais 20 minutos para dourar – após os primeiros 10 minutos, abra o forno e regue o tender novamente com o líquido da assadeira. Assim que estiver pronto, retire a assadeira do forno e transfira o tender para uma tábua – reserve o líquido da assadeira para fazer o molho.
Passo adiante
Cubra o tender com papel-alumínio e deixe descansar enquanto prepara o molho. Em uma tigela, separe ⅓ de xícara (chá) do líquido da assadeira – descarte os cravos e grãos de pimenta. Adicione o amido de milho e misture bem para dissolver. Reserve.

Transfira o restante do líquido para uma panela pequena, leve ao fogo médio e deixe cozinhar até ferver. Assim que ferver, diminua para fogo baixo e acrescente a mistura de amido de milho mexendo bem com o batedor de arame para não empelotar.

Por fim, mexa por cerca de 2 minutos em fogo baixo até engrossar. Prove, acerte o sal e transfira para uma molheira. Fatie metade do tender e transfira tudo para uma travessa. Sirva a seguir com o molho.

Sugestão de consumo da receita
Para acompanhar sua deliciosa receita de tender com molho de mel e laranja, nada melhor que uma salada verde, juntamente com um delicioso arroz branco feito na hora! Experimente e se delicie.

Ademais, leia também: Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão: uma deliciosa receita que combina frango com ervas

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]