Risoto japonês e cogumelos: não precisa ir longe para experimentar algo diferente

Risoto japonês e cogumelos (Foto: Reprodução/iStock)
Risoto japonês e cogumelos (Foto: Reprodução/iStock)

Nesta segunda, dia 08 de novembro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma deliciosa receita oriental especialmente para você. O prato disponível de hoje é: risoto japonês e cogumelos.

Não é só risoto italiano que é bom, mas veja que essa versão japonesa fica deliciosa. Este risoto japonês e cogumelos serve 6 porções e demora 1 hora para o seu preparo total. Então, vamos juntos no preparo desta receita.

Assim, leia mais: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione
Saiba como fazer o risoto japonês e cogumelos
O risoto japonês cai bem para fazer um jantar especial e é uma excelente opção vegetariana. Se você quer preparar algo diferente, mas não quer correr o risco de errar, aposte nesta receita prática e fácil. Aprenda o passo a passo aqui!

Portanto, confira também: Arroz de forno com legumes: sobrou arroz na geladeira? Faça esta deliciosa receita
Ingredientes da receita

2 xícaras (chá) de arroz para sushi;
200 gramas de cogumelos shiitake;
200 gramas de cogumelos shimeji;
½ xícara (chá) de mirin (saquê culinário);
½ xícara (chá) de shoyu (molho de soja);
1 colher (sopa) de açúcar;
50 gramas de manteiga;
4 xícaras (chá) de água;
Cebolinha fatiada a gosto para servir;
Gergelim preto torrado a gosto para servir.

Passo a passo do risoto japonês e cogumelos
Risoto japonês e cogumelos (Foto: Reprodução/iStock) Risoto japonês e cogumelos (Foto: Reprodução/iStock)

Primeiramente, limpe os cogumelos shiitake com um pano úmido – não lave em água corrente nem deixe de molho, eles absorvem a água e perdem o sabor. Então, corte e descarte o talo do shiitake. Corte e descarte a base dos talos do shimeji – essas partes são mais duras e fibrosas. Em seguida, corte os shiitakes em fatias médias e divida o shimeji em ramos. Agora, leve uma frigideira grande para aquecer em fogo médio.

Quando aquecer, coloque a manteiga e deixe derreter. Acrescente os cogumelos e mexa por 2 minutos até ficarem macios. Então, adicione o mirin, o shoyu e o açúcar, mexa bem por mais 1 minuto e desligue o fogo. Sobre uma tigela, passe os cogumelos por uma peneira para escorrer o caldo – ele vai ser usado para cozinhar o arroz, e então, reserve em uma panela média, coloque o arroz, cubra com a água e junte o caldo dos cogumelos.

Em seguida, tampe a panela e leve ao fogo médio até ferver. Abaixe o fogo e deixe o arroz cozinhar por mais 15 minutos, com a tampa entreaberta, até absorver todo o líquido. Contudo, para o risoto ficar mais molhadinho, desligue o fogo quando ainda estiver com cerca de 1 cm de água no fundo da panela. Em seguida, desligue o fogo e mantenha a panela tampada por mais 5 minutos para os grãos terminarem de cozinhar no próprio vapor.

Por fim, junte os cogumelos e misture delicadamente. Em seguida, sirva o risoto com chips de raiz de lótus, cebolinha fatiada, gergelim torrado, tirinhas de alga nori ou o complemento de sua preferência.
Sugestão de consumo da receita
Ervilhas frescas pode ser uma bom complemento para o seu risoto japonês e cogumelos. Também é muito sugestivo um omelete fresco para o seu acompanhamento. Então, o que está esperando?

Ademais, leia também: Lasanha de berinjela: a melhor receita para quem está de dieta

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]