Tagine rápida de peixe: uma receita saborosa e muito surpreendente

Tagine de peixe. Foto: Reprodução/iStok
Tagine de peixe. Foto: Reprodução/iStok

Neste sábado, 12 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonoticias, iremos apresentar uma receita deliciosa e rápida com peixe. O prato preparado para este dia é mais conhecido como tagine rápida de peixe.

Esta saborosa tagine rápida de peixe é muito fácil, simples e rápida como o nome já diz. O tempo de preparo desta receita é de 30 minutos e rende 4 porções. Prepare-se, então e vamos juntos para a cozinha!

Assim, leia mais: Abobrinha grelhada com sementes de coentro e limão: uma deliciosa e muito saudável refeição

Saiba como fazer o tagine rápida de peixe

Atenção, senhores passageiros com destino ao Marrocos: a receita a seguir é um abuso de sabor. Esse cozido de peixe, bem perfumado, é a prova de que você não precisa sair de casa para viajar o mundo.

Portanto, confira também: Espetinho de frango com molho teriyaki: um delicioso e saboroso espetinho do oriental
Ingredientes da receita

1 pitada de pimenta-de-caiena;
4 postas de cação sem a pele (cerca de 600 g);
1 cebola;
1 dente de alho;
2 colheres (chá) de mel;
1 lata de grão-de-bico cozido (265 g);
1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido);
Raspas e caldo de 1 limão siciliano;
1 colher (sopa) de azeite;
1 colher (chá) de cominho em pó;
folhas de coentro a gosto;
1 xícara (chá) de água;
1 colher (chá) de cúrcuma;
sal a gosto;
1 canela em rama.

Passo a passo do tagine rápida de peixe
Tagine de peixe. Foto: Reprodução/Stok Tagine de peixe. Foto: Reprodução/Stok

Primeiramente, faça o pré-preparo: descasque e pique fino a cebola e o alho; lave e seque o limão-siciliano; com um zester (ou ralador) faça raspas da casca e esprema o caldo numa tigela. Logo após, reserve. Sobre uma tigela, passe o grão-de-bico por uma peneira e deixe escorrer bem a água.

Se quiser, reserve a água do grão-de-bico para outra receita, que tal um merengue? Leve ao fogo médio uma frigideira grande com bordas altas (se preferir, utilize uma caçarola). Quando aquecer, regue com o azeite e adicione a cebola. Em seguida, tempere com sal e refogue por cerca de 3 minutos, até murchar.

Logo após, acrescente o alho, o cominho, a cúrcuma, a pimenta cayena e a canela em rama. Mexa por cerca de 1 minuto para perfumar. Junte o tomate pelado (com o líquido), as raspas e o caldo do limão. Em seguida, regue com a água e misture bem. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo por vezes.

Em seguida, adicione as postas de cação, tempere com mais um pouco de sal e deixe cozinhar por 5 minutos – o peixe deve ficar cozido, mas ainda macio. Junte o grão-de-bico e regue com o mel. Logo após, misture e deixe cozinhar por mais 2 minutos, apenas para aquecer.

Enquanto isso, lave e seque as folhas de coentro. Ademais, desligue o fogo. Com uma espátula, parta as postas de peixe em pedaços médios, retire e descarte as espinhas de cada uma. Por fim, salpique folhas de coentro e sirva a seguir, com o molho que se formou na frigideira.
Sugestão de consumo da receita
Sobretudo, para acompanhar sua deliciosa receita de tagine rápida de peixe, fica muito sugestivo usar um cuscuz marroquino. Acompanhe ainda de uma bebida de sua preferência e aproveite!

Ademais, leia também: Burritos mexicanos: uma receita como você ainda não viu

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]