Espetinho de frango com molho teriyaki: um delicioso e saboroso espetinho do oriental

Espetinho de frango com molho teriyaki (Foto: Reprodução/iStock)
Espetinho de frango com molho teriyaki (Foto: Reprodução/iStock)

Neste domingo, 24 de outubro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, iremos apresentar uma receita deliciosa e saborosa de espetinho de frango! O prato de hoje é: espetinho de frango com molho teriyaki.

Este delicioso espetinho de frango com molho teriyaki não é tão fácil de preparar, mas com empenho e dedicação você consegue! O tempo de preparo desta receita é de 60 minutos, ela rende 10 espetos e tem grau de dificuldade: moderado.

Assim, leia mais: Strogonoff de frango: uma receita para arrasar no seu almoço
Saiba como fazer espetinho de frango com molho teriyaki
O peito de frango de sempre vira uma refeição toda especial e intensa. A marinada, além de dar sabor, garante que a carne fique suculenta. Pode fazer na churrasqueira se quiser. O toque oriental fica por conta do molho teriyaki.

Portanto, confira também: Fricassê de frango: uma ótima receita para preparar na sua noite
Ingredientes da receita

1 peito de frango inteiro sem pele e nem osso (cerca de 500 g);
¼ de xícara (chá) de vinagre de arroz;
1 pedaço de 3 cm de gengibre picado em tiras;
1 dente de alho cortado ao meio;
Caldo de 1 laranja (½ xícara (chá));
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
Óleo a gosto para grelhar;
Cebolinha fatiada a gosto para servir;
⅓ de xícara (chá) de shoyu (molho de soja);
1 ½ colher (sopa) de saquê mirin;
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
2 colheres (chá) de gengibre picado;
1 colher (sopa) de amido de milho.

Passo a passo para preparar o espetinho de frango com molho teriyaki
Espetinho de frango com molho teriyaki (Foto: Reprodução/iStock) Espetinho de frango com molho teriyaki (Foto: Reprodução/iStock)

Primeiramente, numa assadeira, coloque 10 espetos de bambu, cubra com água e deixe imersos enquanto prepara a receita – isso evita que eles queimem na hora de grelhar. Descasque e corte o gengibre em tiras finas. Após, descasque e corte o dente de alho ao meio. Em uma tigela grande, misture o alho e o gengibre picados com o vinagre e o caldo de laranja.

Em seguida, corte o peito de frango em cubos de 2 cm e transfira para a tigela da marinada. Após, misture bem para envolver todos os cubos e deixe marinar em temperatura ambiente por 15 minutos – assim o frango perde o gelo e marina ao mesmo tempo. Enquanto isso, prepare o molho. Depois, espete 4 cubos de frango em cada espetinho e dispense a marinada.

Em seguida, leve uma grelha de ferro ao fogo médio para aquecer (se preferir, utilize uma chapa ou bistequeira). Após, pincele os espetinhos com óleo e tempere com sal e pimenta a gosto. Quando a grelha estiver bem quente, disponha um espetinho ao lado do outro e deixe dourar por 3 minutos. Depois, com cuidado, vire os espetos e deixe dourar o outro lado por mais 3 minutos.

Após, transfira para uma travessa e repita com o restante. Em seguida, sirva a seguir com o molho teriaki e cebolinha fatiada. Assim, numa panela pequena, misture o shoyu com o saquê, o açúcar e o gengibre. Depois, leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 5 minutos. Retire do fogo e coe o molho sobre uma tigela.

Então, numa tigela pequena, dissolva o amido de milho em ¼ de xícara (chá) de água. Em seguida, volte o molho coado para panela (nem precisa lavar) e leve ao fogo baixo. Por fim, junte o amido e mexa por 2 minutos até engrossar. Por fim, transfira para uma molheira e deixe esfriar em temperatura ambiente enquanto prepara os espetinhos.
Sugestão de consumo da receita
Afinal, o espetinho de frango com molho teriyaki fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um vinho, um refrigerante ou um suco natural (de preferência).

Ademais, leia também: Gratinado de frango: esta é uma receita para se apaixonar

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]