Frango assado com laranja: uma receita saborosa e muito especial

Frango assado. Foto: Reprodução/iStok
Frango assado. Foto: Reprodução/iStok

Neste sábado, 12 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos uma receita deliciosa e muito saborosa para suas noites especiais. Vem conosco e aprenda como fazer o frango assado com laranja.

Este inusitado frango assado com laranja, é fácil e simples de fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 120 minutos, rende cerca de 4 porções e grau de dificuldade é fácil.

Assim, leia mais: Macarrão roxo de beterraba assada: uma cor viva para a sua receita de Natal

Saiba como fazer o frango assado com laranja
A carne fica úmida; e a pele, dourada. E o sabor? A manteiga temperada com especiarias e raspas de laranja deixa o prato tão perfumado!

Portanto, confira também: Mac and cheese: uma receita que é de derreter qualquer paladar
Ingredientes da receita

4 coxas de frango com pele e osso;
4 cebolas;
75 g de manteiga em ponto pomada;
4 sobrecoxas de frango com pele e osso;
2 dentes de alho;
2 laranjas-baía;
1 colher (chá) de cominho em pó;
1 pitada de cravo em pó;
3 ramos de alecrim;
1 maço de louro fresco;
1 cabeça de alho inteira para assar;
4 pimentas dedo-de-moça inteiras;
1 pitada de canela em pó;
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Passo a passo do frango assado com laranja
Frango assado. Foto: Reprodução/iStok2 Frango assado. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura média-alta). Prepare a manteiga temperada: se ainda estiver firme, coloque numa tigela e leve para rodar por alguns segundos no micro-ondas. Logo após, descasque 2 dentes de alho e bata num pilão com ½ colher (chá) de sal, o cominho, o cravo e a canela até formar uma pastinha.

Em seguida, junte à manteiga, acrescente as raspas de 1 laranja e misture bem. Logo após, coloque os pedaços de frango numa assadeira grande e, com as mãos, espalhe bem a manteiga temperada sob e sobre a pele de cada pedaço.
Passo Adiante
Logo após, esprema o caldo da laranja (utilizada para as raspas) e regue na assadeira com mais ½ xícara (chá) de água – assim o frango permanece úmido ao assar. Em seguida, lave e seque as cebolas e corte o topo de cada uma delas.

Em seguida, descarte apenas a primeira camada da casca e corte uma fatia fina da base (lado da raiz), o suficiente para as cebolas ficarem de pé na assadeira com os pedaços de frango. Logo após, tempere generosamente com sal e pimenta-do-reino moída na hora, coloque algumas folhas de alecrim sobre cada uma e regue com azeite.

Posteriormente, lave e seque as pimentas dedo-de-moça. Corte apenas a ponta da cabeça de alho (oposta à raiz). Em seguida, corte a outra laranja em quartos. Distribua as pimentas, os pedaços de laranja, a cabeça de alho e as folhas de louro entre os pedaços de frango na assadeira.

Ademais, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos até a pele começar a dourar. Em seguida, abaixe a temperatura do forno para 180 ºC (temperatura média) e deixe por mais 30 minutos para o frango terminar de assar e a pele ficar bem dourada. Por fim, sirva a seguir com o caldo que se formou na assadeira.
Sugestão de consumo da receita
O frango assado com laranja, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um delicioso arroz com curry. Certamente ficará perfeito!

Ademais, leia também: Salada de macarrão com abobrinha grelhada e molho de hortelã: a melhor salada para o verão

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]