Francesinha: um petisco português para qualquer hora

Foto: Reprodução/iStock
Foto: Reprodução/iStock

Nesta quinta-feira, 30 de dezembro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma extraordinária receita para os seus dias de verão . Então, o petisco preparado para hoje é: francesinha.

Contudo, essa receita portuguesa e maravilhosa, conhecida popularmente por francesinha serve até 2 porções e tem um tempo médio de 45 minutos para ser feito.

Assim, leia mais: Burritos mexicanos: uma receita como você ainda não viu

Saiba como fazer a francesinha
Em primeiro lugar, a francesinha é uma sanduíche originária da cidade do Porto, em Portugal. A francesinha na sua variação sanduíche especial é constituída mais habitualmente por linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de carne de vaca, coberta com queijo posteriormente derretido.

Portanto, confira também: Quesadilla de frango: uma receita mexicana com um sabor caliente
Ingredientes da receita
Francesinha

6 fatias de pão de forma;
2 unidades de filé bovino;
Molho de francesinha (receita abaixo);
2 fatias de presunto;
2 unidades de salsicha;
8 fatias de queijo;
2 unidades de linguiça fresca;
Pimenta do reino;
2 unidades de ovo frito (opcional);
2 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo de girassol;
Sal;

Molho da francesinha

330 mililitros de cerveja (garrafa média);
2 colheres de sopa de farinha maisena;
200 mililitros de leite;
2 colheres de sopa de margarina;
pimenta calabresa a gosto;
2 cálices de Brandy ou Vinho do Porto;
4 colheres de sopa de polpa de tomate;
2 folhas de louro;
2 tabletes de caldo de carne;

Passo a passo para fazer a francesinha

Primeiramente, para fazer francesinha caseira comece por preparar o molho de francesinha, enquanto cozinha o molho, corte as salsichas e linguiças em metades, no sentido horizontal, e depois ao meio, no sentido vertical.

Em seguida, tempere as linguiças e os filés com sal e pimenta e grelhe na chapa ou frite numa frigideira com óleo, agora monte a Francesinha à moda do Porto.

Então, torre ligeiramente as fatias de pão e coloque duas fatias em dois pratos. Logo após, disponha sobre elas uma fatia de presunto, o bife, outra fatia de pão, as salsichas e as linguiças, e então tampe com a última fatia de pão e disponha as fatias de queijo, cobrindo a francesinha.

Por fim, leve a assar no forno preaquecido 200°C até o queijo derreter, finalmente sirva a Francesinha à moda do Porto ainda quente, e sirva.
Passo a passo para fazer o molho de francesinha
Primeiramente, para preparar este molho, comece por colocar o leite numa panela e dissolver nele a maisena.

Em seguida, acrescente os restantes ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até engrossar. Por fim, retire as folhas de louro e bata o molho, para eliminar quaisquer grumos que se tenham formado.
Sugestão de consumo da receita
Sobretudo, esta tradicional francesinha pode ser muito bem acompanhada de ovo frito como descrito acima. Entretanto, outra ótima opção para este tipo de petisco é o irresistível ovo frito.

Ademais, leia também: Sanduíche de carne e mostarda de dijon: uma receita de sanduiche de uma forma única

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]