Salada de lentilha com couve-flor: uma receita simples e muito especial

Salada de lentilha. Foto: Reprodução/ iStok
Salada de lentilha. Foto: Reprodução/ iStok

Neste domingo, 06 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar um prato muito especial neste dia. A receita de hoje é salada de lentilha com couve-flor.

Esta deliciosa salada, é fácil e rápida de se fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, rende 6 porções e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu
Saiba como fazer a salada de lentilha com couve-flor

Nós amamos uma salada de lentilha o ano inteiro. No Ano Novo então… aí ela vira o centro das atenções. Por isso criamos uma versão cheia de sabores surpreendentes. O molho com especiarias e mel dá sabor ao grão, a couve-flor dourada com páprica que traz um toque defumado. E as sementes de romã deixam o preparo ainda mais festivo.

Portanto, confira também: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione
Ingredientes da receita

1 couve-flor pequena (3 xícaras (chá) cortada em floretes pequenos);
1 ½ xícara (chá) de lentilha;
⅓ de xícara (chá) de amêndoas com casca picadas grosseiramente;
1 dente de alho pequeno;
½ xícara (chá) de caldo de limão;
2 colheres (sopa) de extrato de tomate;
2 colheres (sopa) de mel;
1 ½ colher (chá) de cominho em pó;
¼ de colher (chá) de canela em pó;
½ colher (chá) de páprica doce;
azeite a gosto;
sal a gosto;
folhas de salsinha a gosto para servir;
sementes de romã a gosto (opcional).

Passo a passo da salada de lentilha com couve-flor
Salada de lentilha. Foto: Reprodução/iStok2 Salada de lentilha. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, numa panela média, cubra as lentilhas com 1,5 litro de água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até as lentilhas estarem cozidas, mas al dente. Enquanto isso, prepare o molho. Logo após, descasque e passe o dente de alho pelo ralador sobre uma tigela pequena.

Em seguida, adicione ⅓ de xícara (chá) de azeite, o caldo de limão, o extrato de tomate, o mel, o cominho, a canela e 1 colher (chá) de sal. Logo após, misture bem para emulsionar (se preferir, prepare o molho num pote com tampa e chacoalhe bem).

Assim que estiverem cozidas, escorra as lentilhas por uma peneira e passe sob água corrente para cessar o cozimento e amornar. Em seguida, escorra bem a água e transfira os grãos para uma tigela. Logo após, adicione o molho e misture delicadamente — a lentilha morna absorve melhor os sabores do molho.
Passo Adiante
Em seguida, corte a couve-flor em floretes pequenos, lave sob água corrente e seque bem numa centrífuga de saladas – quanto mais secos, mais dourados ficam os floretes. Logo após, transfira para uma tigela, tempere com a páprica, uma pitada de sal e 1 colher (sopa) de azeite. Misture bem.

Em seguida, leve uma frigideira grande antiaderente ao fogo médio para aquecer. Regue com um fio de azeite, coloque os floretes de couve-flor e doure por cerca de 5 minutos, mexendo por vezes.

Logo após, junte a couve-flor à lentilha, adicione as amêndoas picadas, folhas de salsinha e sementes de romã a gosto. Por fim, misture delicadamente e sirva a seguir. Se preferir, leve à geladeira para apurar os sabores por 1 hora antes de servir
Sugestão de consumo da receita
A salada de lentilha com couve-flor, fica uma delícia pura, mas você pode acompanhar com um delicioso arroz branco feito na hora e uma bebida (de sua preferência). Essa combinação fica irresistível!

Confira agora: Sardinhas fritas com fubá: aposto que você vai se surpreender com esta receita

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]