Saiba como fazer receita de risoto de camarão, perfeita para começar a semana

Saiba como fazer receita de risoto de camarão, perfeito para começar a semana (Foto: iStock)
Saiba como fazer receita de risoto de camarão, perfeito para começar a semana (Foto: iStock)

Vargem Grande Paulista, 19 de abril de 2022, por Beatriz Ojeda – Quando procuramos um prato com cara de refinado, porém, sem muita demanda de qualidade técnica ou conhecimento culinário, pode ser difícil chegara a um consenso. No entanto, não importa se você estiver comemorando uma ocasião especial ou se quer uma receita para o dia a dia, o risoto de camarão é perfeito.

Desta forma, você conseguirá um prato que agrada toda a família em apenas alguns minutos, e que rende 4 porções saborosas. Logo, acompanhe o Cozinha & Receitas para saber mais sobre este prato de risoto de camarão.

Leia mais: Risoto de fígado de galinha com ervilha: uma receita simples e muito saborosa
Saiba como fazer risoto de camarão
Segundo Wikipedia, o risoto é um prato típico italiano feito a partir de arroz arbóreo e que surgiu na região da Lombardia, no norte da Itália. Porém, por conta do seu sabor e diversidade, é possível que seja realizado com diversos ingredientes. Logo, nessa matéria, você aprenderá como fazer uma deliciosa receita de risoto de camarão.

Entenda mais: Passo a passo para um delicioso risoto de frango: inacreditável como fica cremoso
Ingredientes do risoto de camarão

2 alhos;
1/2 xícara de vinho branco;
3 xícaras de arroz arbóreo;
1 limão;
450 gramas de camarão limpos;
1 colher de sopa de margarina;
Sal;
2 colheres de sopa de azeite;
1 tomate, em cubos;
Pimenta-do-reino;
Coentro;
Tempero de peixe;
1 litro de água;
1 xícara de queijo ralado;
2 colheres de sopa de molho de tomate.

Passo a passo do risoto de camarão
Saiba como fazer receita de risoto de camarão, perfeito para começar a semana (Foto: iStock) Saiba como fazer receita de risoto de camarão, perfeito para começar a semana (Foto: iStock)

Em primeiro lugar, pegue uma panela grande e coloque a manteiga, o alho e o arroz, mexa bem até que o arroz fique transparente, sem que deixe a queimar. Logo após, coloque o vinho e deixe-o até que evapore, sempre mexendo.

Depois disso, pegue os camarões e os tempere com sal e suco de limão, deixe descansar por 15 minutos. Agora, retire o líquido que se formar na tigela que estão os camarões. Após isso, coloque água para ferver, e quando obter fervura, coloque o tempero de peixe e insira no arroz, até que o cubra.

Logo após, corte o tomate em cubos e o coloque na panela de arroz, com o molho de tomate. Então, deixe o fogo baixo e mexa a panela. Conforme ela for evaporando, vá inserindo mais água, sempre mexendo, até chegar no ponto desejado.
Sugestão de consumo da receita
Por último, se você procura uma sugestão de consumo da receita de risoto de camarão, nossa recomendação é que coma e, ao mesmo tempo, deguste o vinho utilizado durante a preparação. Além disso, um pouco de limão siciliano espremido, ou em raspas, também podem ajudar com o sabor verdadeiramente italiano.

Saiba mais: Como fazer um camarão na moranga bem gostoso? Faça assim…

Nascida na Cidade do México, mas há muitos anos no Brasil, desde sempre curiosa pelos processos comunicativos e seu impacto no nosso mundo, principalmente no contexto globalizado, encontrou na redação uma forma de se expressar e de comunicar. Formada em Letras. Aluna do mestrado de linguística adoro culinária e sou redatora da pasta Cozinha & Receitas do Tecno Noticias. Sou felizmente casada e mãe de um menino incrível e de 2 gatos e 1 dog.