Risoto de fígado de galinha com ervilha: uma receita simples e muito saborosa

Risoto de fígado. Foto: Reprodução/iStok
Risoto de fígado. Foto: Reprodução/iStok

Neste sábado, 12 de março, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos uma dica super interessante para o seu dia especial! A receita de hoje é risoto de fígado com ervilha.
Este delicioso risoto de fígado com ervilha, é simples de fazer! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, rende 6 porções e grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos ao preparo?

Assim, leia mais: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione

Saiba como fazer o risoto de fígado

Aqui o fígado não tem nada de miúdo: vira astro nesse risoto bem chique, que funciona como refeição completa. As raspas de limão e as ervilhas deixam o preparo bem fresco, uma delícia!

Veja também: Risoto verde na pressão: uma combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola
Ingredientes da receita

2 xícaras (chá) de arroz para risoto;
500 g de fígado de galinha;
1 xícara (chá) de ervilhas congeladas;
½ cebola;
½ xícara (chá) de vinho tinto;
1,5 l de caldo de legumes caseiro;
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado;
2 colheres (sopa) de manteiga;
raspas de 1 limão;
azeite a gosto;
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
folhas de hortelã a gosto para servir.

Passo a passo do risoto de fígado de galinha com ervilha
Risoto de fígado. Foto: Reprodução/iStok2 Risoto de fígado. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, leve uma panela com o caldo de legumes caseiro ao fogo baixo e mantenha aquecido durante todo o preparo do risoto. Logo após, lave o fígado sob água corrente e seque bem com um pano de prato limpo (ou papel-toalha). Em seguida, com uma faca pequena, retire as veias e os nervos.

Então, corte o fígado em pedaços de 2 cm, do tamanho de um bocado. Logo após, leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite, acrescente metade do fígado, tempere com sal e pimenta.

Em seguida, deixe dourar por 4 minutos, mexendo por vezes – é jogo rápido, se o fígado cozinhar demais pode ficar duro. Depois, transfira para uma tigela e repita com a outra metade, regando a panela com mais um fio de azeite.

Então, mantenha a panela em fogo médio e regue com 1 colher (sopa) de azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Logo após, adicione o arroz e misture bem por 1 minuto para envolver os grãos no azeite.
Passo Adiante
Em seguida, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto – lembre-se que o caldo caseiro não leva sal. Logo após, regue com o vinho e mexa bem até secar. Depois, raspe o fundo da panela com a espátula para dissolver os queimadinhos, eles dão sabor ao risoto. Adicione 2 conchas do caldo e misture bem.

Então, deixe cozinhar, mexendo ocasionalmente, até secar. Logo após, repita o mesmo procedimento, adicionando o caldo de legumes, de concha em concha gradualmente até ficar no ponto – o grão deve estar cozido, mas ainda durinho no centro (al dente).

Na última adição, mexa e desligue o fogo. Não deixe o caldo secar completamente, o risoto deve ficar bem úmido. Volte o fígado para a panela, junte a manteiga, o parmesão e misture bem. Por último, misture as ervilhas, as raspas de limão e as folhas de hortelã. Sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
O risoto de fígado de galinha com ervilha, fica uma delícia puro, mas também fica uma delícia com um suspiro de sobremesa. Essa combinação fica irresistível!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]