Risoto de espinafre com uva-passa: uma receita saborosa e muito nutritiva

Confira agora o passo a passo deste delicioso prato

Foto do revisor (Andréia Eliza)
Revisado por: (Andréia Eliza)
Anúncio


Neste domingo, 06 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, iremos apresentar um prato muito especial para o seu início de ano! A receita de hoje é risoto de espinafre com uva-passa.

Continua depois da publicidade

Este delicioso risoto de espinafre é fácil e rápido de se fazer! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 45 minutos, rende até 2 porções e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer o risoto de espinafre com uva-passa
Um risoto de espinafre é gostosinho. Um risoto de espinafre com uva-passa e castanha-do-pará é um arraso. Para ficar bem verdinho, o espinafre é batido com a água em que o arroz vai ser cozido e vai uma pitada de bicarbonato, para deixar a cor bem vibrante.

Continua depois da publicidade

Portanto, confira também: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione
Ingredientes da receita

1 xícara (chá) de arroz para risoto;
½ maço de espinafre (3 xícaras (chá) de folhas);
1 cebola;
1 dente de alho;
¼ de xícara (chá) de uvas-passas brancas;
1 talo de salsão;
¼ de xícara (chá) de vinho branco;
2 xícaras (chá) de água;
3 colheres (sopa) de azeite;
1 pitada de bicarbonato de sódio;
2 cravos-da-índia;
1 folha de louro;
2 colheres (sopa) de manteiga;
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado;
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
castanha-do-pará picada a gosto para servir.

Passo a passo do risoto de espinafre
Risoto de espinafre. Foto: Reprodução/iStok2 Risoto de espinafre. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, destaque as folhas dos talos de espinafre e lave bem sob água corrente. No liquidificador, bata metade das folhas de espinafre com a água e reserve — este vai ser o líquido de cozimento do risoto. Logo após, reserve o restante das folhas no escorredor. Descasque e corte a cebola ao meio.

Em seguida, numa das metades, prenda a folha de louro, espetando com os cravos. Pique fino a outra metade. Logo após, descasque e pique fino o dente de alho. Lave, seque e pique o salsão em cubinhos. Leve uma panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio.

Logo após, regue com 2 colheres (sopa) de azeite, adicione a cebola, o salsão e tempere com uma pitada de sal. Refogue por 3 minutos até murchar. Em seguida, acrescente o alho e mexa por 1 minuto apenas para perfumar. Adicione o arroz e misture bem. Regue com o vinho e mexa até secar.
Passo Adiante
Em seguida, junte as uvas-passas, a água batida com espinafre e a cebola cravejada. Tempere com sal e pimenta a gosto e adicione o bicarbonato. Tampe a panela e aumente o fogo. Assim que começar a sair vapor pela válvula, diminua o fogo para médio e conte 2 minutos e 30 segundos — esse é o tempo exato para o risoto não passar do ponto.

Enquanto isso, leve uma chaleira com 1 xícara (chá) de água ao fogo alto para ferver. Passado os 2 minutos e 30 segundos, desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula.

Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa. Logo após, abra a tampa da panela e, com uma pinça, pesque e descarte a cebola cravejada.

Em seguida, volte a panela ao fogo baixo, junte as folhas de espinafre, e adicione água fervente gradualmente, apenas para terminar de dar o ponto ao risoto — ele deve ficar cremoso, al dente e bem úmido. Logo após, desligue o fogo, acrescente a manteiga, o queijo parmesão e misture bem. Prove e ajuste o sal e a pimenta. Por fim, sirva a seguir com castanha-do-pará picada.
Sugestão de consumo da receita
O risoto de espinafre, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um vinho de sua preferência. Essa combinação fica irresistível!

Confira agora: Sardinhas fritas com fubá: aposto que você vai se surpreender com esta receita

Carregando comentários aguarde...
...