Ensopado de músculo com um toque de limão: uma receita saborosa e muito especial

Ensopado de músculo. Foto: Reprodução/ iStok
Ensopado de músculo. Foto: Reprodução/ iStok

Neste domingo, 06 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma dica super especial para o seu jantar especial! A receita de hoje é ensopado de músculo com um toque de limão.

Este delicioso ensopado, é fácil e rápido de fazer! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 120 minutos, rende até 4 porções e grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos ao preparo?

Assim, leia mais: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione

Saiba como fazer este delicioso ensopado de músculo

Não se surpreenda se esse preparo aparecer semanalmente no cardápio de casa. É prático, acessível e delicioso!

Veja também: Risoto verde na pressão: uma combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola

Ingredientes da receita

1 kg de músculo;
2 tomates maduros;
1 cebola;
2 dentes de alho;
2 xícaras (chá) de água;
caldo e raspas de 1 limão;
2 ramos de tomilho fresco;
azeite a gosto;
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
½ colher (sopa) de manteiga;
½ colher (sopa) de farinha de trigo.

Passo a passo do ensopado
Ensopado de músculo. Foto: Reprodução/iStok2 Ensopado de músculo. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, corte o músculo em cubos de cerca de 4 cm, descartando os excessos de gordura. Logo após, mantenha a carne em temperatura ambiente enquanto prepara o restante dos ingredientes – ela não pode estar gelada na hora de ir para a panela. Em seguida, descasque e pique fino a cebola e o alho.

Logo após, lave, descasque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte as metades em cubinhos. Em seguida, leve uma chaleira com um pouco mais de 2 xícaras (chá) de água ao fogo baixo para aquecer. Leve a panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio.

Quando aquecer, regue a panela com 1 colher (sopa) de azeite e acrescente a carne em etapas – se colocar tudo de uma só vez, a carne vai cozinhar no vapor em vez de dourar. Logo após, tempere a carne com sal e deixe dourar bem por cerca de 5 minutos, mexendo por vezes.
Passo Adiante
Em seguida, transfira para uma travessa e repita com o restante da carne, regando a panela com azeite e temperando com sal a cada leva. Logo após, mantenha a panela em fogo médio, regue com ½ colher (sopa) de azeite, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar.

Junte o tomate, o alho, o tomilho e refogue por mais 3 minutos – raspe bem o fundo da panela com a espátula para dissolver os queimadinhos da carne no refogado. Volte a carne dourada para a panela e misture bem. Regue com 2 xícaras (chá) da água quente e misture bem. Em seguida, adicione o caldo de limão e tempere com 1 colher (chá) de sal.

Logo após, tampe a panela e aumente o fogo. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue o fogo e atenção: deixe todo o vapor sair antes de abrir a tampa. Enquanto isso, leve uma frigideira com a manteiga ao fogo médio. Junte a farinha e mexa bem até ficar dourada – a farinha ajuda a engrossar o molho.

Em seguida, adicione uma concha do caldo do ensopado à frigideira e misture com o batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Junte essa mistura ao ensopado e volte a panela (sem a tampa) ao fogo alto. Logo após, deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo de vez quando, até o molho encorpar. Por fim, finalize com as raspas de limão e sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
O ensopado de músculo, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um delicioso suco natural de sua preferência, essa combinação fica irresistível!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]