Conheça uma tradicional receita de pavê de chocolate para sua sobremesa de hoje

receita de pavê de chocolate
Conheça uma tradicional receita de pavê de chocolate. Foto: (freepick)

Belo Horizonte, 24 de maio de 2022, por Caroline Souza – O pavê está entre as sobremesas mais comuns do Brasil. Isso se dá, pois, é uma preparação fácil e muito gostosa. Ele pode ter vários sabores, e hoje vamos te ensinar a receita de pavê de chocolate. Confira o passo a passo que o Cozinha & Receitas vai te ensinar.

Esse doce é ideal para aquelas pessoas que não tem muita experiência na cozinha. Se você quer surpreender a todos com uma preparação deliciosa, o pavê é a pedida ideal. A receita de pavê de chocolate que vamos te ensinar, rende cerca de 10 porções e fica pronta em 1 hora.

Por isso, veja: Pudim de queijo fresco: receita prática de sobremesa para toda a família no dia a dia
Saiba como fazer receita de pavê de chocolate
Antes de tudo, a receita de pavê de chocolate que você irá aprender leva biscoito champagne. Caso você não encontre essa opção nos supermercados, pode substituir por biscoito de maisena. Contudo, a primeira opção dá um toque mais chique ao seu prato, mas a receita fica igualmente deliciosa com o biscoito comum.

Assim, caso você goste, opte pelo chocolate meio amargo para o prato ficar menos doce. Entretanto, de acordo com Beatriz Maia do site Receitas Globo, em matéria publicada no dia 18 de abril de 2022, você pode colocar chocolate granulado ou ralado por cima para dar um toque especial a sua preparação.

Confira: Bombom gigante de morango: conheça a sobremesa diferente, rápida e saborosa para servir no fim de semana
Ingredientes da receita

1/2 xícara de chá de amido de milho;
2 xícaras de chá de leite;
1 lata de leite condensado;
1 colher de chá de essência de baunilha;
250 gramas de chocolate picado;
1 lata de creme de leite;
2 pacotes de biscoito champagne;
Leite para molhar o biscoito;
Chocolate granulado para decorar.

Passo a passo da receita de pavê de chocolate
 receita de pavê de chocolate Conheça uma tradicional receita de pavê de chocolate. Foto: (pixabay)

Primeiramente, você deverá dissolver o amido no leite. Coloque essa mistura em uma panela e acrescente o leite condensado e a essência de baunilha. Ainda assim, misture bem e ligue o fogo. Desse modo, mexa a todo momento até engrossar.

Depois disso, você deverá colocar o chocolate picado na panela para derreter. Por último, coloque a lata de creme de leite e mexa bem. Em seguida, desligue o fogo e reserve. Agora é o momento de umedecer os biscoitos usando o leite. Dose a quantidade para os biscoitos não se dissolverem totalmente.

Depois disso, escolha um refratário e comece fazendo uma camada de biscoito. Nesse sentido, em cima dos biscoitos faça uma camada do creme de chocolate. Dessa maneira, vá alternando uma de biscoito e uma de creme até o topo do recipiente. Finalize com o creme e o granulado por cima. Finalmente, deixe gelar por, no mínimo, 3 horas. Sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
Assim, essa deliciosa receita de pavê de chocolate é perfeita para ser servida como sobremesa naquele dia especial. Ademais sirva bem gelado para ficar ainda mais gostoso.

Assim, confira também: Mousse prática de chocolate: uma sobremesa rápida, gostosa e barata

​Caroline Souza é licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Há dois anos atua na redação de artigos publicitários e jornalísticos. Atualmente também se dedica aos estudos de copywriting e social media. A curiosidade aliada a leitura constante resultou na habilidade de falar e escrever sobre diversos assuntos tal como culinária, saúde, alimentação, economia, atualidades e etc. Possui experiência em como redatora e revisora de textos nas mais diversas áreas do conhecimento.