Rabanada de arroz-doce: uma receita muito saborosa de rabanada

Rabanada de arroz doce. Foto: Reprodução/iStok
Rabanada de arroz doce. Foto: Reprodução/iStok

Nesta segunda, 28 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, preparamos para você um irresistível prato, além de muito saboroso. A receita de hoje é: rabanada de arroz-doce.

Esta deliciosa rabanada de arroz-doce é fácil e simples de fazer. O tempo de preparo é de aproximadamente 60 minutos, rende até 2 porções e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Saiba como fazer a rabanada arroz doce
Reunimos o melhor de alguns mundos para criar essa sobremesa incrível. A inspiração veio da rabanada, passou pelo arroz doce brasileiro, emprestou a crostinha tostada do socarrat espanhol (tipo de arroz que forma uma camada queimadinha) e a combinação de sabores do Natal.

Portanto, confira também: Estrogonofe russo (com creme azedo): o estrogonofe mais saboroso de todos
Ingredientes da receita

⅓ de xícara (chá) de mini arroz;
½ xícara (chá) de água;
1 xícara (chá) de leite;
¼ de xícara (chá) de açúcar;
1 pitada de sal;
2 colheres (sopa) de manteiga;
Raspas de 1 laranja;
Canela em pó a gosto;
Açúcar de confeiteiro a gosto para servir.

Passo a passo da rabanada de arroz doce
Rabanada de arroz doce. Foto: Reprodução/iStok2 Rabanada de arroz doce. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, em uma tigela pequena, coloque o arroz e cubra com a água. Logo após, com uma espátula, misture os grãos para que todos fiquem imersos. Em seguida, deixe de molho por 30 minutos. Após os 30 minutos, na jarra medidora, misture o leite com o açúcar, as raspas de laranja, uma pitada de sal e reserve.

Então, derreta a manteiga em uma frigideira antiaderente de 20 cm em fogo baixo. Logo após, adicione o arroz com a água do molho, junte o leite e misture delicadamente com uma espátula. Para esta receita, o ideal é usar uma espátula de silicone – como ela tem a lateral bem fininha, ajuda a soltar o arroz da panela.

Em seguida, tampe a frigideira e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 25 minutos, até que o arroz esteja cozido e o líquido atinja o mesmo nível dos grãos. Fique de olho na frigideira: é importante que o vapor saia pelo espaço entre a frigideira e a tampa para que o leite não espume e derrame.
Passo adiante
Utilize uma tampa que seja do mesmo diâmetro da abertura da frigideira. Caso ela seja maior, é mais provável que cause esse acidente. Assim que o arroz estiver cozido, retire a tampa e aumente o fogo para médio.

Logo após, deixe o arroz cozinhar por cerca de 7 minutos. Os grãos vão se unir, formando uma camada única e plana, como se fosse uma panqueca, úmida na superfície, mas com a base tostadinha – é isso que dá ao arroz-doce o sabor de rabanada.

Em seguida, com a espátula, vá ajeitando as laterais para que fique uniforme. Para verificar, com a ponta da espátula de silicone, veja se a borda do arroz está se soltando na lateral da frigideira. Desligue o fogo.

Com cuidado, incline levemente a frigideira e, com a espátula, vá soltando o arroz e enrolando, como se fosse uma omelete, e vire a frigideira no prato de servir, deixando a base tostadinha para cima. Por fim, polvilhe com canela e o açúcar confeiteiro. Sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
A rabanada de arroz-doce, fica uma delícia pura, mas acompanhá-la com um saboroso creme inglês, juntamente com algumas framboesas frescas, fica maravilhosa! Essa combinação realmente é irresistível!

Ademais, leia também: Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão: uma deliciosa receita que combina frango com ervas

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]