Rabanada brûlée em palitos: uma receita saborosa e muito deliciosa

Rabanada em palitos. Foto: Reprodução/iStok
Rabanada em palitos. Foto: Reprodução/iStok

Nesta segunda, 28 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, preparamos para você um irresistível prato, além de muito saboroso. A receita de hoje é: rabanada brûlée em palitos.

Esta deliciosa rabanada brûlée em palitos é fácil e simples de fazer. O tempo de preparo é de aproximadamente 60 minutos, rende até 6 porções e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Saiba como fazer a rabanada brûlée em palitos
Cortada em palitos, com a crostinha bem caramelizada, essa versão da rabanada serve de acompanhamento para diversas sobremesas. Com sorvete, com panacota de café, com creme batido, entre muitas outras. Mas, tem pessoas que gostam de comer no lanche, por exemplo, no café da manhã, sabia?

Portanto, confira também: Estrogonofe russo (com creme azedo): o estrogonofe mais saboroso de todos
Ingredientes da receita

2 pães franceses amanhecidos;
¾ de xícara (chá) de leite;
1 ovo;
6 colheres (sopa) de açúcar cristal;
1 pitada de sal;
Manteiga para untar a frigideira.

Passo a passo da rabanada brûlée em palitos
Rabanada em palitos. Foto: Reprodução/iStok2 Rabanada em palitos. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, corte cada pão francês em fatias de 1 cm no sentido do comprimento. Logo após, corte cada fatia em tiras de 1,5 cm de largura, também no sentido do comprimento, para formar os palitos. Em seguida, em um prato fundo, quebre o ovo. Junte o leite, o sal e bata com um garfo, apenas para misturar a clara com a gema e o leite.

Logo após, leve uma frigideira grande antiaderente com 1 colher (chá) de manteiga ao fogo médio. Assim que a manteiga derreter, gire delicadamente para untar todo o fundo da panela. Para fazer as rabanadas: mergulhe um palito de cada vez na mistura de leite e ovo para umedecer.

Como ele é estreito, é bem rápido de molhar, do contrário, pode ficar mole demais. Retire o palito, escorra o excesso de líquido e transfira para a frigideira. Em seguida, repita o processo, colocando quantos palitos couberem na frigideira um ao lado do outro – assim, eles ficam bem dourados.

Logo após, doure por cerca de 1 minuto de cada lado, pressionando delicadamente com uma espátula — dessa forma, os palitos de rabanada ficam mais crocantes. Então, transfira os palitos dourados para uma travessa e repita com o restante, adicionando manteiga na frigideira a cada leva.
Passo adiante
Assim que todos estiverem dourados, polvilhe 3 colheres (sopa) do açúcar cristal sobre todos os palitos. Em seguida, volte a frigideira ao fogo médio e adicione 1 colher (chá) de manteiga para untar o fundo novamente.

Logo após, disponha quantos palitos de rabanada couberem na frigideira, com o lado do açúcar voltado para baixo, e doure por cerca de 1 minuto até caramelizar. Polvilhe parte do açúcar restante sobre as tiras e, com uma espátula, vire para caramelizar o outro lado.

Atenção: cuidado para o açúcar não queimar: o processo é bem rápido. Então, transfira as rabanadas caramelizadas para um prato. Com cuidado, passe um papel toalha para retirar a manteiga com açúcar caramelizado do fundo da frigideira – isso evita que as próximas rabanadas queimem.

Logo após, repita o processo com o restante dos palitos, untando a frigideira com manteiga a cada leva e polvilhando novamente os palitos com açúcar antes de virar. Por fim, aguarde 5 minutos antes de servir — o caramelo endurecerá formando uma casquinha de açúcar.
Sugestão de consumo da receita
A rabanada brûlée em palitos fica uma delícia pura, mas acompanhá-la com uma saborosa panacota de café fica maravilhosa! Essa combinação realmente é irresistível!

Ademais, leia também: Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão: uma deliciosa receita que combina frango com ervas

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]