Biscoitão de frigideira: uma receita simples e muito saborosa

Biscoitão de frigideira. Foto: Reprodução/iStok

Nesta segunda, 28 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos uma dica super incrível para o seu dia especial! A receita de hoje é biscoitão de frigideira.

Este delicioso biscoitão de frigideira é fácil e rápido de fazer! O tempo de preparo é de aproximadamente 60 minutos, rendendo até 6 porções e grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos ao passo a passo?

Assim, leia mais: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione

Saiba como fazer o biscoitão de frigideira

Qual criança nunca sonhou em fazer um biscoito gigante? Os adultos também não vão resistir a essa receita. Sirva ainda quentinho, assim que sair do forno, com uma bela colher de sorvete ou café preto passado na hora.

Veja também: Risoto verde na pressão: uma combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola

Ingredientes da receita

100 gramas de manteiga em cubos;
½ xícara (chá) de açúcar;
1 banana-nanica madura;
½ xícara (chá) de açúcar mascavo;
1 ovo;
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo;
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
½ xícara (chá) de castanhas-de-caju torradas sem sal (cerca de 70 gramas).

Passo a passo do biscoitão de frigideira
Biscoitão de frigideira. Foto: Reprodução/iStok2 Biscoitão de frigideira. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, pré-aqueça o forno a 180º C (temperatura média). Logo após, em uma frigideira média que possa ir ao forno (recomendamos uma de 26 cm de diâmetro com fundo triplo), coloque a manteiga em cubos e leve ao fogo médio. Assim que a manteiga derreter, junte os dois tipos de açúcar.

Em seguida, deixe cozinhar, sem parar de mexer, até que derretam e formem uma calda grossa – o açúcar e a manteiga não se misturam totalmente. Não se assuste, é assim mesmo. Logo após, desligue o fogo e deixe amornar por cerca de 10 minutos.

Enquanto isso, separe os outros ingredientes: em uma tigela, misture a farinha, o bicarbonato e o sal. Em outra, quebre o ovo e bata com um garfo apenas para misturar. Descasque e fatie a banana em rodelas de 0,5 cm. Em uma tábua, pique as castanhas grosseiramente.

Logo após, adicione, aos poucos, o ovo à frigideira, mexendo vigorosamente com uma espátula. Então, junte as rodelas de banana e misture bem. Depois, acrescente, aos poucos, a mistura de farinha com bicarbonato e sal. Misture, delicadamente, com a espátula até formar uma massa lisa.

Por último, misture as castanhas picadas. Em seguida, alise a superfície com a espátula, para deixar a massa bem retinha – assim ela assa por igual – e leve ao forno pré-aquecido.

Logo após, deixe assar por cerca de 30 minutos até ficar dourado no topo e nas bordas, mas ainda macio no centro. Então, retire do forno e sirva ainda quente, direto da frigideira com sorvete ou merengue.
Sugestão de consumo da receita
O biscoitão de frigideira fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um delicioso chocolate quente, juntamente com um sorvete. Quem sabe um suco ou um café? Essa combinação fica irresistível!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]