Quibe assado: receita de um delicioso e muito saboroso prato

Quibe Assado. Foto: Reprodução/iStok
Quibe Assado. Foto: Reprodução/iStok

Neste sábado, 29 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, iremos apresentar um prato muito especial. A receita de hoje é quibe assado.

Este delicioso quibe assado é fácil e rápido de se fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, rendendo 8 porções, com grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Sopa tailandesa de camarão: uma das melhores receitas de sopa de todos os tempos

Saiba como fazer este delicioso quibe assado

Quibe bom é quibe com recheio soltinho – nada de tijolão! Pode servir quente, frio e até congelar. Dica: não deixe de lado o tahine, ok? O molho faz toda a diferença.

Portanto, confira também: Salmão com brócolis na airfryer: uma deliciosa e nutritiva receita
Ingredientes da receita

600 gramas de patinho moído;
1 cebola;
2 colheres (sopa) de manteiga;
3 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim);
½ xícara (chá) de nozes picadas;
3 colheres (sopa) de salsinha picada fino;
1 colher (chá) de pimenta síria;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora;
600 gramas de patinho moído;
1 ½ xícara (chá) de trigo fino (para quibe);
1 cebola;
Raspas e caldo de 1 limão;
1 ½ xícara (chá) de folhas de hortelã;
1 colher (chá) de pimenta síria;
2 colheres (chá) de sal;
3 cubos de gelo;
Azeite a gosto.

Passo a passo do quibe assado
Quibe Assado. Foto: Reprodução/iStok2 Quibe Assado. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, retire a carne moída da geladeira e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes – a carne não pode estar gelada na hora de ir para a panela. Logo após, descasque e pique fino a cebola. Leve uma frigideira grande com a manteiga ao fogo médio.

Em seguida, quando derreter, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 5 minutos até começar a dourar. Junte a carne moída e tempere com a pimenta síria, sal e pimenta-do-reino a gosto. Logo após, deixe cozinhar por 4 minutos, mexendo de vez em quando para desmanchar os pedaços e dourar por igual.

Depois, desligue o fogo, misture o tahine, a salsinha e as nozes picadas. Reserve em uma tigela. Em seguida, pré-aqueça o forno a 200º C (temperatura média). Unte com azeite um refratário retangular de 30 cm x 24 cm (se preferir, utilize uma assadeira de borda alta).

Logo após, forre uma peneira com um pano de prato limpo, coloque o trigo e lave sob água corrente. Em seguida, una as pontas do pano, formando uma trouxinha, torça e esprema bem para tirar o excesso de água. Reserve. Descasque, corte a cebola em pedaços grandes e transfira para o processador.

Tempere com a pimenta síria, o sal, 2 colheres (sopa) de azeite e bata até triturar bem. Acrescente a hortelã, as raspas e o caldo de limão e bata novamente. Adicione a carne ao processador, metade do trigo lavado, os cubos de gelo e bata por 1 minuto – o gelo mantém a carne fria e ajuda a umedecer a massa.
Passo adiante
Pare de bater, raspe a lateral do copo com uma espátula, junte o restante do trigo e bata novamente até formar uma massa lisa – isso ajuda a ativar o colágeno da carne e impede que o quibe desmanche ao assar.

Pare de bater e raspe a lateral do processador quantas vezes for necessário durante o processo para misturar bem os ingredientes. Com as mãos úmidas, espalhe metade da massa do quibe no refratário untado, pressionando delicadamente com as mãos até cobrir todo o fundo e formar uma base uniforme.

Com uma colher, distribua o recheio sobre a base do quibe. Para cobrir o recheio: com as mãos úmidas, retire uma porção do restante da massa e achate entre as palmas para aplainar.

Logo após, disponha sobre o recheio e pressione levemente para fixar, mas sem compactar. Repita, colocando uma porção de massa ao lado da outra até cobrir completamente o recheio. Alise a superfície para deixar o quibe bem retinho.

Em seguida, com uma faca pequena, corte o quibe ainda cru na travessa formando losangos. Por fim, regue com 3 colheres (sopa) de azeite e leve ao forno por cerca de 25 minutos, até assar por igual e começar a descolar das bordas.
Sugestão de consumo da receita
O quibe assado fica uma delícia com folhas de hortelã, uma colherada de coalhada ou iogurte cremoso, molho de tahine ou salada de iogurte com pepino. Experimente!

Confira agora: Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão: uma deliciosa receita que combina frango com ervas

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]