Fricassé com leite de coco: uma receita muito saborosa e nutritiva

Fricassé com leite de coco. Foto: Reprodução/ iStok
Fricassé com leite de coco. Foto: Reprodução/ iStok

Neste sábado, 29 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, iremos apresentar uma dica super especial para o seu almoço. A receita de hoje é fricassé com leite de coco.

Este delicioso fricassé com leite de coco é fácil e rápido de fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos e rende até 4 porções, com grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos à receita?

Assim, leia mais: Quesadilla de frango: uma receita mexicana com um sabor caliente

Saiba como fazer o fricassé com leite de coco
A gente chama de fricassê com a maior intimidade, porque ele ficou bem popular no Brasil, mas, no original, francês, se escreve fricassé, cozinha-se com vitela. Aqui, o frango tomou a frente da receita e, para abrasileirar ainda mais, leva leite de coco.

Veja também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso
Ingredientes da receita

2 coxas de frango;
2 sobrecoxas de frango;
Caldo de 1 limão;
1 cebola pequena picada fino;
1 dente de alho picado fino;
2 colheres (sopa) de azeite;
1 xícara (chá) de vinho branco;
1 tomate sem sementes, cortado em cubinhos;
¾ de xícara (chá) de creme de leite fresco;
½ xícara (chá) de leite de coco;
½ xícara (chá) de batata palha;

Passo a passo do fricassé com leite de coco
Fricassé com leite de coco. Foto: Reprodução/iStok2 Fricassé com leite de coco. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, comece preparando o tempero do frango: transfira as coxas e sobrecoxas para uma tigela e tempere com o caldo de limão, a cebola, o tomate e o alho. Logo após, cubra com filme e deixe marinar na geladeira por 30 minutos. Retire o frango da geladeira e,com um garfo, raspe o excesso de tempero em volta dele.

Guarde este temperinho: ele será refogado daqui a pouco. Leve uma panela com o azeite ao fogo médio. Quando aquecer, junte as coxas e sobrecoxas e deixe dourar por cerca de 4 minutos para cada lado. Retire o frango da panela e transfira para um prato. Adicione o tempero reservado e refogue até murchar por cerca de 3 minutos.

Em seguida, junte o vinho branco e, com uma espátula, raspe bem o fundo da panela (é neste fundinho que fica todo o sabor). Volte o frango à panela, cubra com água até a metade dos pedaços e abaixe o fogo. Logo após, deixe cozinhar por 40 minutos, sem tampar, completando com água sempre que baixar da metade.

Passados os 40 minutos, pare de completar com água e deixe o caldo reduzir a um terço. Com uma pinça ou escumadeira, retire o frango da panela, transfira para uma tigela e desligue o fogo.

Usando uma pinça e um garfo, desfie o frango e descarte os ossos. Volte o frango desfiado à panela com o caldo, tempere com sal e pimenta-do-reino, regue com o leite de coco e misture. Em seguida, deixe cozinhar por 5 minutos e junte o creme de leite. Por fim, cozinhe por mais 5 minutos e sirva a seguir, acompanhado de batata palha.
Sugestão de consumo da receita
O fricassé com leite de coco fica uma delícia puro, mas com um arroz branco, juntamente com um suco natural (de preferência) realmente fica irresistível! Experimente!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]