Purê de batata com refogado de pimentão: uma das melhores receitas com batata

Confira agora o passo a passo deste delicioso prato

Foto do revisor (Andréia Eliza)
Revisado por: (Andréia Eliza)
Anúncio


Nesta sexta, 27 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, preparamos um prato que fica excelente para qualquer dia de sua semana. A receita de hoje é: purê de batata com refogado de pimentão.

Continua depois da publicidade

Este delicioso purê de batata com refogado de pimentão, pode ser feito sem muita complicação, se tornando especial para quem você quiser encantar. O tempo de preparo desta receita é de 60 minutos e rende 4 porções.

Assim, leia mais: Quesadilla de frango: uma receita mexicana com um sabor caliente

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer o purê de batata com refogado de pimentão
O refogado dá sabor potente ao clássico acompanhamento. É um jeito relâmpago de variar o preparo na mesa do dia a dia.

Continua depois da publicidade

Portanto, confira também: Francesinha: um petisco português para qualquer hora
Ingredientes da receita

4 batatas médias;
1 xícara (chá) de leite;
2 colheres (sopa) de manteiga;
Noz-moscada ralada na hora a gosto;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
1 pimentão vermelho;
1 cebola;
2 dentes de alho;
2 colheres (sopa) de azeite.

Passo a passo do purê de batata com refogado de pimentão
Purê de batata com refogado de pimentão Foto: Reprodução/iStok2 Purê de batata com refogado de pimentão Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, lave, descasque e corte as batatas em pedaços médios. Transfira para uma panela média, cubra com água e misture 1 colher (chá) de sal. Logo após, leve para cozinhar em fogo alto. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por mais 20 minutos, ou até ficarem macias – espete com um garfo para verificar.

Em seguida, enquanto as batatas cozinham, aproveite para cortar os ingredientes do refogado. Logo após, desligue o fogo, passe as batatas para um escorredor e deixe escorrer bem a água. Enquanto isso, coloque o leite em uma panela pequena e leve ao fogo baixo para aquecer – esse é um dos segredos para o purê não empelotar: o leite deve estar na mesma temperatura da batata.

Logo após, sobre a mesma panela (nem precisa lavar), passe as batatas ainda quentes pelo espremedor. Volte ao fogo médio e acrescente o leite, aos poucos, mexendo bem com o batedor de arame para incorporar.
Passo adiante
Em seguida, tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Desligue o fogo, junte 2 colheres (sopa) de manteiga e misture bem. Transfira para uma travessa e sirva a seguir com o refogado de pimentão.

Lave, seque e corte o pimentão ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as sementes e corte cada metade em tiras finas de cerca de 0,5 cm. Descasque e fatie a cebola em meias-luas finas.

Descasque e pique fino os dentes de alho. Leve uma frigideira ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 10 minutos até dourar.

Adicione o pimentão, tempere com sal e pimenta a gosto e refogue por mais 5 minutos, até ficar bem macio. Por último, junte o alho e misture bem para perfumar. Disponha o refogado sobre o purê de batatas e sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
Para acompanhar sua deliciosa receita de purê de batata com refogado de pimentão, faça um peixe frito, juntamente com um arroz branco feito na hora. Certamente vai ficar um arraso! Bom apetite!

Ademais, leia também: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Carregando comentários aguarde...
...