Polenta cremosa com couve: uma receita deliciosa e muito simples de se preparar

Polenta cremosa com couve. Foto: Reprodução/iStok
Polenta cremosa com couve. Foto: Reprodução/iStok

Nesta quinta, 27 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar neste dia uma prato muito especial para o seu início dia a dia. A receita de hoje é polenta cremosa com couve.

Esta deliciosa polenta cremosa com couve é fácil e rápido de se fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, rende 6 porções, com grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Saiba como fazer esta deliciosa polenta cremosa com couve

Vai receber convidados? Esta receita é ótima ideia de acompanhamento – especialmente se o prato principal for frango assado. Ela fica bem cremosa, não endurece durante o jantar, e tem o charme da couve rasgada misturada à polenta.

Portanto, confira também: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione
Ingredientes da receita

2 maços de couve;
1 e ½ xícara (chá) de sêmola de milho;
2,750 litros de água (9 xícaras (chá);
1 dente de alho descascado;
2 colheres (sopa) de manteiga;
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado;
Azeite a gosto;
Sal a gosto;

Passo a passo da polenta cremosa com couve
Polenta cremosa com couve. Foto: Reprodução/iStok2 Polenta cremosa com couve. Foto: Reprodução/iStok

Primeiramente, leve uma panela grande com a água ao fogo alto para ferver. Lave e seque as folhas de couve. Logo após, descarte o talo central e rasgue as folhas, com as mãos, em pedaços médios – a ideia é ficar rústico mesmo, não se preocupe com o formato.

Assim que a água ferver, junte 2 colheres (chá) de sal e diminua o fogo para médio. Acrescente a sêmola de milho aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar.

Em seguida, mexa por cerca de 30 minutos até a polenta engrossar e ficar com a consistência de mingau. Atenção: é importante mexer durante o cozimento para não empelotar nem grudar no fundo da panela.

Logo após, desligue o fogo e misture bem o queijo e a manteiga. Prove e, se necessário, ajuste o sal. Em seguida, junte ½ maço das folhas de couve rasgadas, misture delicadamente e deixe a couve cozinhar no calor da polenta.

Enquanto isso, refogue o restante da couve. Em seguida, leve uma frigideira grande ao fogo médio. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite, junte o dente de alho e mexa por 1 minuto para perfumar. Por fim, acrescente a couve rasgada, tempere com sal e refogue por 2 minutos até murchar. Sirva a polenta cremosa com a couve refogada.
Sugestão de consumo da receita
A polenta cremosa com couve fica uma delícia pura, mas você pode acompanhar com um delicioso frango assado. Essa combinação fica irrestível!

Confira agora: Sardinhas fritas com fubá: aposto que você vai se surpreender com esta receita

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]