Panquequinha de banana: uma receita para você fazer ainda hoje em seu café da manhã

Panquequinha de banana. Foto: Reprodução/iStok
Panquequinha de banana. Foto: Reprodução/iStok

Nesta quinta, 24 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos uma receita deliciosa e saborosa com banana. A receita de hoje é panquequinha de banana.

Esta deliciosa panquequinha de banana é fácil e rápida de preparar. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 40 minutos, rende até 4 porções e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Espaguete com molho de tomate assado: uma das mais deliciosas receitas de massa

Saiba como fazer a panquequinha de banana

Na nossa panquequinha de banana não vai farinha, apenas banana e ovos. Se quiser variar, você pode acrescentar castanhas, gotas de chocolate, baunilha, ou coberturas diferentes… Sobremesa nova sempre!

Portanto, confira também: Bolo mousse de chocolate: a combinação perfeita do quitute com a sobremesa
Ingredientes da receita

2 bananas-nanicas maduras;
2 ovos;
¼ de colher (chá) de fermento em pó;
1 colher (chá) de manteiga;
¼ de colher (chá) de canela em pó;
¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada, sem sal picada grosseiramente;
Mel a gosto para servir.

Passo a passo da panquequinha de banana
Panquequinha de banana. Foto: Reprodução/iStok2 Panquequinha de banana. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, pique grosseiramente a castanha-de-caju. Logo após, descasque e transfira a banana para um prato fundo (ou tigela). Em seguida, amasse bem com um garfo até formar um purê rústico. No total, você precisará de cerca de ⅓ de xícara (chá) de banana amassada.

Logo após, em uma tigela pequena, quebre os ovos e bata para misturar a gema com a clara. Em seguida, junte os ovos batidos ao purê de banana, acrescente o fermento e a canela. Logo após, mexa com o garfo para misturar – o resultado é uma massa bem líquida. Leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente para aquecer.

Acrescente a manteiga e deixe derreter. Logo após, com uma concha pequena, coloque uma porção de massa delicadamente para não espalhar pela frigideira – cozinhe até 3 porções de uma só vez, deixando espaço entre uma panqueca e outra.

Em seguida, diminua o fogo e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto, até as bordas ficarem douradas e a panqueca quase cozida – o meio ainda deve estar úmido. Se quiser incrementar sua panqueca com castanhas ou chocolate picados esta é a hora!

Logo após, com uma espátula, vire as panquecas e deixe cozinhar o outro lado por mais um minuto. Por fim, transfira para um prato e repita com o restante da massa. Sirva as panquecas mornas.
Sugestão de consumo da receita
Para acompanhar sua deliciosa receita de panquequinha de banana, nada melhor que uma salada e um suco natural (de preferência). Essa combinação fica muito saborosa.

Ademais, leia também: Geleia de morango com maracujá: se geleia de morango é bom, imagina com esta combinação de maracujá;…

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]