Ovo de Páscoa caseiro: aprenda como fazer e economizar

Ovo de Páscoa caseiro: aprenda como fazer e economizar
Ovo de Páscoa caseiro: aprenda como fazer e economizar - Foto: Reprodução Dicas de Mulher)

Nesta terça-feira, 09 de março, o Cozinha & Receitas, do Tecno Notícias tem o prazer de ensinar como fazer um saboroso ovo de Páscoa caseiro. Aproveitando que a Páscoa está se aproximando, e está fora de cogitação gastar fábulas de dinheiro com ovos esse ano, que tal economizar conosco? Os ingredientes e o passo a passo a seguir são para 3 ovos e demora em torno de uma hora para a finalização. Vamos lá?
Saiba como fazer o ovo de Páscoa caseiro
Desde já avisamos que essa receita de ovo de Páscoa caseiro super fácil fará com que se pergunte: por que não fiz os ovos em casa antes? Mas, antes de mais nada, é importante que saiba da importância de economizar dinheiro, e ainda sim, levar felicidade para seus entes queridos.

Leia mais: Bolo de chocolate: aprenda a fazer uma deliciosa receita, simples e fácil
Ingredientes da receita

1 barra de chocolate de 1kg (sendo assim, pode se usar chocolate puro, hidrogenado ou fracionado);
Forma de plástico ou de silicone (compre do tamanho e formato que quiser);
1 assadeira grande;
2 Luvas;
1 refratário grande de vidro;
Papel-manteiga;
1 Faca com ponta;
1 espátula.

Passo a passo do ovo de Páscoa caseiro
Antigamente não se fazia ovos em casa, mas agora é possível economizar bastante Antigamente não se fazia ovos em casa, mas agora é possível economizar bastante – Foto: Reprodução Guia da Cozinha

Coloque as luvas para preparo do ovo de páscoa caseiro. Agora, com o auxílio de uma faca, corte a barra de chocolate em diversos pedaços.

Posteriormente, posicione 3/4 em banho-maria para derreter no fogão ou no micro-ondas. Mas, lembre-se sempre de mexer para não queimar o chocolate. Caso deseje colocar no micro-ondas, insira de 30 a 30 segundos e vá retirando para mexer.

Cuidado para não deixar nenhuma gota de água entrar em contato com o chocolate, pois isso pode atrapalhar a receita. A continuação, insira o termômetro no chocolate que deve obter a temperatura de 45º C quando estiver derretido.

Logo após, misture bem para obter uma massa homogênea. Em seguida, insira o chocolate em uma pedra, mexendo até obter a temperatura de 28º C.

Coloque o chocolate no mesmo refratário que tinha 1/3 do chocolate ainda, misture-o até que esteja em 30º C. Após esse passo, é importante aplicar o papel manteiga na forma e insira uma pequena quantidade de chocolate nela, molhando toda a forma de chocolate.

É importante que vire a forma sentido para baixo para retirar o excesso e passe o que achar necessário com a espátula. Coloque por 10 minutos na geladeira. Após passar esse tempo, retire e repita o mesmo procedimento.

Como resultado, será possível ter a camada que achar necessária, lembrando sempre de inserir de volta na geladeira por 10 minutos. Finalmente, para o acabamento, solte o ovo da forma com uma faca de ponta com cuidado para não quebrar.

No entanto, se não estiver soltando com tanta facilidade, insira novamente na geladeira e deixe por mais 10 a 15 minutos. Pronto! Seu ovo está pronto.
Sugestões de consumo
Finalmente, para turbinar o ovo de páscoa caseiro coloque pequenas camadas de Nutella, brigadeiro, beijinho, mousses e diversos outros doces entre as partes. Por anto, basta verificar o que for de sua escolha e incrementar!

Saiba mais: Culinária cajun ou criola: conheça a receita Jambalaya
Bolo de chocolate perfeito e fofinho
Esta receita incrível da confeiteira gourmet Fabíola fica uma delícia.

O mundo das letras e da comunicação reflete o mundo real pelas suas nuances e sabores, e, é através desses sabores que me encontrei como redatora da pasta de Cozinha & Receitas do Tecno Noticias. Nascida em São Paulo, sou aluna do 3o ano de Direito, casada, mãe de um menino maravilhoso e de diversos pets. E-mail: [email protected]. Instagram: @nayla_mayara