Torta de sardinha de liquidificador: uma opção saborosa e rápida para lanches

torta de sardinha no liquidificador
Receita de Torta de Sardinha no Liquidificador (Reprodução: Canal Adilson Figueira)

A receita desta terça-feira, dia 9 de março, é fácil, mas também rápida e extremamente saborosa. Estamos falando da torta de sardinha de liquidificador. No Cozinha & Receitas, do Tecno Notícias, você aprenderá o passo a passo do prato. A torta rende até 10 porções, o modo de preparo tem, aproximadamente, 45 minutos e é extremamente saborosa. Vamos lá?
Saiba como fazer a torta de sardinha no liquidificador
Para esta receita é fundamental pré-aquecer o forno na temperatura de 180º C. A torta de sardinha de liquidificador é bastante democrática. Caso não tenha as sardinhas para utilizar como recheio, uma alternativa é substituir por carne moída ou frango.

Para dar mais sabor ao tempero, para ajudar a refogar os ingredientes, o alho é uma ótima pedida. A sardinha utilizada aqui é a versão enlatada. Portanto, será de extrema facilidade encontra-la no supermercado mais próximo. Assim, como os outros produtos.

Dessa forma, leia mais: Crepioca de presunto e queijo: uma ótima opção para o café da manhã
Ingredientes do recheio

1/2 lata de milho;
1/2 lata de ervilha;
2 latas de sardinha com molho;
1 tomate pequeno;
1 cebola pequena;
Sal ao seu gosto;
1/2 xícara de azeitona.

Ingredientes da massa

2 xícaras bem cheias de farinha de trigo;
300ml de leite;
4 ovos;
3/4 de xícara de óleo;
1 colher de sopa de fermento em pó;
Sal ao seu gosto.

Passo a passo da massa da torta de sardinha no liquidificador
Receita saborosa e rápida Receita saborosa e rápida – Foto: News Rondônia

Primeiramente, para preparar a massa, coloque todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do fermento em pó. Misture os itens até formar uma massa bastante homogênea. Dessa forma, com cuidado, aos poucos, ponha o fermento e bata mais uma vez.

Portanto, agora é hora de untar e enfarinhar a forma! Esta etapa é a mais fácil. Basta utilizar manteiga e farinha de trigo.
Passo a passo do recheio
Antes de mais nada, é importante que os ingredientes para o recheio sejam refogados. Em uma frigideira de tamanho médio, coloque o azeite (ou óleo de cozinha) e a cebola, juntos. Mexa até que a cebola adquira um tom dourado. Em seguida, coloque o tomate e deixe refogar um pouco mais.

Chegou o momento de colocar a sardinha. Uma dica é aproveitar o molho que vem na versão enlatada. Desta maneira, utilizar o extrato de tomate na receita é opcional. Com ajuda de uma colher ou garfo, amasse a sardinha em pequenos pedaços.

Por fim, adicione o milho e a ervilha. Vale ressaltar que você também pode colocar azeitona nesta receita. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Passo a passo da montagem da torta
Aqui há duas alternativas. Você pode montar a torta de sardinha no liquidificador por meio da construção de camadas. Ou seja, na forma untada, a primeira camada é para a massa, a seguinte para o recheio e assim, consecutivamente.

No entanto, há outra maneira. Em uma tigela separada, ponha a massa e, aos poucos, adicione o recheio e mescle os dois itens. Após isso, deposite esta mistura na fôrma.

Independente da opção escolhida, você deve deixar a massa no forno por, aproximadamente, 45 minutos.
Sugestões de consumo
Uma boa dica para a torta de sardinha de liquidificador é comer tomando um cafezinho, bem como suco ou refrigerante. Mas, se você optar por servir como refeição principal, acompanhe com arroz e saladas verdes. O que achou da receita?

Aprenda mais receitas saborosas. Portanto, leia também: Saiba como fazer um delicioso e macio bife acebolado
Recheio de frango universal com a Chef Sheila Lima
A Chef Sheila Lima dá dicas muito especiais sobre o manuseio do frango e dá uma dica muito especial: Receita de Recheio de Frango Universal.

Olá! Carioca de 28 anos, sou apaixonada por heavy metal, videogame e a cultura nerd no geral. Além disso sou jornalista, designer gráfico, fotógrafa e tenho o artesanato como hobby. Para dúvidas, sugestões e críticas, e-mail para contato é este: [email protected]