Lasanha de ratatouille: uma receita nutritiva e muito saborosa

Lasanha de ratatouille. Foto: Reprodução/iStok
Lasanha de ratatouille. Foto: Reprodução/iStok

Nesta quarta, 23 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos para você, um prato muito especial. A receita preparada para hoje é lasanha de ratatouille.

Esta deliciosa lasanha de ratatouille, é fácil e rápida de se fazer. O tempo de preparo é de aproximadamente 120 minutos, rende 4 porções e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Saiba como fazer a lasanha de ratatouille

Uma lasanha leve de sabores intensos, com massa integral e recheio de legumes bem temperados. Uma massa que não leva carnes, porém, super nutritiva para quem precisa de uma dieta mais equilibrada. Com certeza você vai amar!

Portanto, confira também: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione
Ingredientes da receita

1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral;
1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo;
2 ovos;
1 colher (sopa) de leite;
⅓ de xícara (chá) de água morna;
1 colher (sopa) de sal;
5 litros de água;
4 tomates maduros;
1 pimentão amarelo;
2 abobrinhas;
2 cebolas;
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado na hora;
2 dentes de alho;
2 berinjelas;
1 ½ xícara (chá) de queijo provolone ralado;
4 colheres (sopa) de azeite;
1 colher (chá) de sal;
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora.

Passo a passo da lasanha de ratatouille
Lasanha de ratatouille. Foto: Reprodução/iStok2 Lasanha de ratatouille. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, em uma tigela, misture as farinhas e o sal. Faça um buraco no centro e acrescente os ovos levemente batidos, o leite e a água morna. Com as mãos, trabalhe a massa do centro para fora, incorporando os ingredientes secos aos poucos, até formar uma bola. Deixe a massa descansar por 10 minutos.

Logo após, enfarinhe uma superfície lisa e abra a massa com um rolo até deixá-la com 2 mm de espessura. Divida em retângulos de 10×5 cm. Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com 1 colher (sopa) de sal. Enquanto isso, prepare o ratatouille. Faça um corte em X na base de cada tomate.

Em seguida, coloque os tomates em uma panela com água fervendo por alguns segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente.

Em seguida, corte os tomates em quatro e retire as sementes. No liquidificador, bata 2 tomates e corte os outros 2 em cubinhos. Na tábua, corte os pimentões e descarte as sementes. Corte as abobrinhas e as berinjelas em cubos de 1,5 cm. Descasque os dentes de alho e corte-os em metades.
Passo adiante
Ademais, pique as cebolas bem fininho ou passe pelo ralador. Em uma tigela, misture o queijo parmesão com o provolone. Reserve. Logo após, leve uma frigideira grande com 3 colheres (sopa) de azeite ao fogo médio. Em seguida, refogue a cebola por 2 minutos e acrescente os dentes de alho. Refogue por mais 5 minutos e retire os dentes de alho.

Em seguida, junte os pimentões e deixe cozinhar por 10 minutos. Adicione os cubos de berinjela e de abobrinha. Deixe cozinhar por mais 10 minutos. Coloque os cubos de tomate, tempere com sal e 1 pitada de pimenta-do-reino.

Logo após, misture bem e desligue o fogo. Reserve. Se a água da panela já tiver fervido, cozinhe cada um dos retângulos de massa por 2 minutos. Em seguida, com uma escumadeira, retire a massa e deixe escorrer bem a água. Por fim, transfira para uma assadeira untada com azeite e regue com mais azeite para não grudar. Repita com as outras.
Sugestão de consumo da receita
A lasanha de ratatouille fica uma delícia pura, mas você pode acompanhar com um delicioso arroz branco feito na hora e uma bebida (de sua preferência). Essa combinação fica irresistível!

Ademais, confira também: Sardinhas fritas com fubá: aposto que você vai se surpreender com esta receita

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]