Macarrão de arroz frito com camarão ao pesto de rúcula: uma deliciosa receita para inovar na sua culinária

Macarrão de arroz frito com camarão ao pesto de rúcula (Foto: Reprodução/iStock)
Macarrão de arroz frito com camarão ao pesto de rúcula (Foto: Reprodução/iStock)

Nesta quarta, 27 de outubro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma receita deliciosa e rápida de macarrão. O prato inovador deste dia é: macarrão de arroz frito com camarão ao pesto de rúcula.

Este peculiar macarrão de arroz frito com camarão ao pesto de rúcula, não é nada tão complexo, porém, requer a sua atenção e dedicação ao fazer. O tempo de preparo desta receita é de 30 minutos, rende 4 porções e tem o grau de dificuldade moderado.

Assim, leia mais: Yakisoba: a receita de macarrão conhecida pelo mundo inteiro
Saiba como fazer macarrão de arroz frito com camarão ao pesto de rúcula
Parece mágica, mas é só macarrão frito em imersão – ele dá um croc que faz toda a diferença na mistura maravilhosa de camarão com pesto ardidinho. Vamos juntos aprender esta maravilha de receita?

Portanto confira também: Macarrão com molho verde de couve: uma receita para provar que couve combina sim com macarrão
Ingredientes da receita

1 maço de rúcula;
¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju;
Torrada sem sal;
Caldo de 2 limões;
1 xícara (chá) de azeite;
1 colher (chá) de sal;
30 gramas de bifum (macarrão oriental de arroz);
400 gramas de camarões descascados e limpos (nós usamos o cinza grande);
1 cenoura;
250 gramas de broto de feijão (moyashi);
1 dente de alho;
1 ½ colher (sopa) de azeite;
3 xícaras (chá) de óleo para fritar o bifum;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;

Passo a passo do macarrão de arroz frito com camarão ao pesto de rúcula
Macarrão de arroz frito com camarão ao pesto de rúcula (Foto: Reprodução/iStock) Macarrão de arroz frito com camarão ao pesto de rúcula (Foto: Reprodução/iStock)

Primeiramente, lave, seque bem e rasgue as folhas de rúcula. Depois, transfira para o copo do mixer, junte as castanhas, o azeite e o caldo de limão. Após, tempere com o sal e bata bem até ficar liso (se preferir, bata o molho no liquidificador). Em seguida, transfira para uma molheira e reserve.

OBS: Se fizer molho a mais, transfira para um pote de vidro esterilizado com fechamento hermético e guarde na geladeira por até 15 dias ou no congelador por até 1 mês. Após, retire os camarões da geladeira – eles devem ser mantidos refrigerados até a hora do preparo – coloque em uma peneira e deixe escorrer a água. Enquanto isso, aproveite para fritar o bifum.

Em seguida, leve ao fogo médio uma panela com o óleo para aquecer – para saber a temperatura certa para fritar, coloque um palito de fósforo no óleo. Quando acender, está no ponto. Dessa forma, prepare uma travessa forrada com papel-toalha e quebre o bifum em pedaços menores e mais finos – assim o macarrão fica totalmente imerso no óleo, além de ficar mais crocante.

Assim que o óleo aquecer, diminua o fogo e, com uma escumadeira, adicione delicadamente o bifum. Atenção, o processo é muito rápido: em poucos segundos o bifum vai inchar e ficar crocante. Sobretudo, não deixe dourar, eles devem permanecer branquinhos. Após, com a escumadeira, transfira o bifum frito para a travessa com papel-toalha e reserve. Lave e descasque a cenoura.
Passo seguinte
Contudo, com um fatiador de legumes, faça tirinhas finas (se preferir, fatie bem fininho com uma faca). Descasque e fatie o alho em palitinhos. Leve ao fogo médio uma panela wok (ou frigideira grande). Em seguida, quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e adicione metade dos camarões. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos e vire com uma espátula para dourar o outro lado por igual.

Logo após, transfira os camarões dourados para um prato, regue a wok com mais ½ colher (sopa) de azeite e repita com a outra metade. Mantenha a wok em fogo médio e regue com mais ½ colher (sopa) de azeite. Acrescente a cenoura, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos até ficar macia.

Por fim, junte o alho e misture por alguns segundos para perfumar. Em seguida, adicione o broto de feijão, misture e refogue por cerca de 3 minutos, até começar a murchar. Adiante, junte o camarão ao refogado de legumes, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e misture bem. Assim, transfira para um prato grande e cubra com o bifum frito. Sirva a seguir com o molho pesto.
Sugestão de consumo da receita
O macarrão de arroz frito com camarão ao pesto de rúcula, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com o molho pesto, um suco natural (de preferência), ou outro acompanhamento!

Ademais, leia também: Arroz carreteiro: uma receita deliciosa e típica do sul do Brasil

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]