Ensopado rápido de frango com cuscuz marroquino: uma receita saborosa e muito simples de se preparar

Ensopado de frango. Foto: Reprodução/iStok
Ensopado de frango. Foto: Reprodução/iStok

Neste domingo, 06 de Fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, preparamos um prato que fica excelente para qualquer dia de sua semana. A receita de hoje é ensopado rápido de frango com cuscuz marroquino.

Este delicioso ensopado pode ser feito sem muita complicação e fica um prato especial para quem você quiser encantar. O tempo de preparo desta receita é de 60 minutos e rende 4 porções.

Assim, leia mais: Quesadilla de frango: uma receita mexicana com um sabor caliente

Saiba como fazer o ensopado de frango
Jantar rápido que vale por uma viagem ao Marrocos! Preparado com tomate pelado e grão-de-bico em lata, fica pronto em meia hora. O ensopado ainda é o tipo de receita que congela bem. Ou seja, se morar sozinho ou em dois, garante mais de uma refeição.

Portanto, confira também: Francesinha: um petisco português para qualquer hora
Ingredientes da receita

1 peito inteiro de frango sem pele nem osso (cerca de 500 g);
1 lata de grão-de-bico cozido;
½ cebola;
1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido);
1 dente de alho;
½ xícara (chá) de água;
raspas e caldo de ½ limão;
1 colher (sopa) de mel;
1 colher (chá) de cominho em pó;
½ colher (chá) de cúrcuma;
1 pitada de pimenta-de-caiena;
1 folha de louro;
azeite a gosto;
1 xícara (chá) de cuscuz marroquino;
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
1 colher (sopa) de azeite;
folhas de coentro a gosto para servir;
1 colher (chá) de sal;
1 xícara (chá) de água fervente.

Passo a passo do ensopado de frango
Ensopado de frango. Foto: Reprodução/iStok2 Ensopado de frango. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, descasque e pique fino a cebola e o alho. Corte o peito de frango em cubos de 2 cm. Logo após, transfira para uma tigela e tempere com sal e pimenta a gosto. Leve uma panela ao fogo médio para aquecer. Em seguida, regue com 1 colher (sopa) de azeite, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar.

Logo após, junte o alho, a folha de louro e mexa por 1 minuto, para perfumar. Tempere com o cominho, a cúrcuma, a pimenta-de-caiena e misture bem. Junte o tomate pelado (com o líquido) e mexa bem para incorporar o sabor do refogado. Em seguida, regue com a água, tempere com sal, acrescente os cubos de frango e misture bem.

Deixe cozinhar em fogo médio até ferver. Logo após, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo por vezes até o frango estar cozido. Enquanto isso, passe o grão-de-bico pela peneira e deixe escorrer bem a água.

Em seguida, junte o grão-de-bico ao ensopado, misture o mel e deixe cozinhar por mais 1 minuto, apenas para aquecer. Logo após, desligue o fogo e misture as raspas e o caldo de limão. Transfira para uma tigela e sirva a seguir com folhas de coentro e cuscuz marroquino.

Numa tigela pequena, coloque o cuscuz marroquino e tempere com o azeite e o sal. Em seguida, regue o cuscuz com a água fervente, misture e tampe com um prato para abafar. Deixe hidratar por 5 minutos. Por fim, solte os grãos com um garfo e sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
Para acompanhar seu delicioso prato de ensopado rápido de frango com cuscuz marroquino, faça um delicioso suco natural de sua preferência, com arroz branco feito na hora, essa combinação fica irresistível. Certamente vai ficar um arraso! Bom apetite!

Ademais, leia também: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]