Berinjela parmegiana: versão vegetariana de um clássico da culinária

Berinjela parmegiana; versão vegetariana de um clássico da culinária (Foto: iStock)
Berinjela parmegiana; versão vegetariana de um clássico da culinária (Foto: iStock)

Nesta terça-feira (5 de outubro) no Cozinha & Receitas falaremos sobre como fazer uma deliciosa berinjela parmegiana. Desta forma, se estiver procurando uma receita vegetariana para qualquer ocasião. No entanto, é necessário que exista uma certa preparação porque demora aproximadamente 4 horas para ficar pronto, contudo serve até 8 porções.

Leia mais: Hamburger vegetariano de cogumelos: ótima receita para qualquer ocasião
Saiba como fazer berinjela parmegiana
Neste passo a passo falaremos sobre como fazer uma berinjela parmegiana para que consiga comer esta refeição clássica em uma versão um pouco mais saudável, ou se tiver optado por uma dieta vegetariana. Desta forma, basta seguir o passo a passo para ter as informações necessárias.
Ingredientes da receita

1 berinjela grande;
2 dentes de alho amassados;
1 colher de chá de sal;
1 extrato de tomate fresco;
Meia colher de chá de manjericão;
1 colher de sopa de azeite de oliva;
Pimenta a gosto;
2 xícaras de farinha de rosca;
1 xícara de queijo parmesão;
1 xícara de farinha;
4 ovos;
750g de queijo mozzarella;
¼ de xícara de aceite de oliva.

Passo a passo da berinjela parmegiana
Em primeiro lugar deverá cortar a berinjela em pequenas rodelas de aproximadamente 1 centímetro de espessura. Logo deverá colocar sal em ambos os lados e deixar que perca a umidade durante 2 horas.

Enquanto isso pode ir fazendo o molho que precisa aquecer 1 colher de sopa de azeite de oliva a fogo médio e misturar junto com alho para refogar durante 1 minutos. A continuação, acrescente o extrato de tomate e leve até ferver e continue misturando durante 15 minutos sem a tampa, e tempere com sal e pimenta do reino a gosto, além do manjericão.

Logo, deixe o forno previamente aquecido a uma temperatura de 200º C e combine em uma tigela farinha de rosca junto com o queijo parmesão. Assim, em outro recipiente coloque ovos e por último em um outro a farinha.

Assim, quando a berinjela esteja desidratada deverá colocar um pouco de azeite de oliva por cima e posteriormente colocar primeiro na farinha, na sequência nos ovos, e finalmente na mistura de farinha de rosca e queijo parmesão.

Em seguida, deverá colocar na assadeira com um pouco de azeite de oliva e coloque no forno durante 20 minutos até que estejam dourados. Por último, coloque aos poucos o molho de tomate, a continuação o queijo mozzarella e por último mais um pouco de queijo parmesão.

Faça isso em camadas até utilizar todas as rodelas e deixe no forno durante 35 minutos adicionais, e deixe esfriar 10 minutos antes de servir com o acompanhamento que preferir.
Sugestão de consumo da receita
Nossa sugestão de consumo para a berinjela parmegiana é que coma acompanhado de um pouco de macarrão ou inclusive arroz branco. Além disso, vale a pena consumir ao lado de vinho tinto, suco integral de uva ou qualquer outra bebida que seja do seu agrado.

Saiba mais: Trufa vegana: docinho para melhor o seu dia sem produtos de origem animal

Nascida na Cidade do México, mas há muitos anos no Brasil, desde sempre curiosa pelos processos comunicativos e seu impacto no nosso mundo, principalmente no contexto globalizado, encontrou na redação uma forma de se expressar e de comunicar. Formada em Letras. Aluna do mestrado de linguística adoro culinária e sou redatora da pasta Cozinha & Receitas do Tecno Noticias. Sou felizmente casada e mãe de um menino incrível e de 2 gatos e 1 dog.