Ensopado de cordeiro com cerveja escura: uma receita para surpreender sua visita

Ensopado de cordeiro Foto Reprodução iStok
Ensopado de cordeiro Foto Reprodução iStok

Neste domingo, 06 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma dica super especial para o seu jantar especial! A receita de hoje é ensopado de cordeiro com cerveja escura.

Este delicioso ensopado de cordeiro, é simples de fazer! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 120 minutos, rende até 4 porções e grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos ao preparo?

Assim, leia mais: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione

Saiba como fazer este delicioso ensopado

Preparado em uma panela só, este prato é rico em sabor e textura. Pode apostar que é bom à beça! Faça este saboroso ensopado e impressione qualquer pessoa!

Veja também: Risoto verde na pressão: uma combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola

Ingredientes da receita

1,5 kg de paleta de cordeiro desossado cortado em cubos;
¼ de xícara (chá) de farinha de trigo;
1 cebola;
1 ½ xícara (chá) de cerveja escura (cerca de 350 ml);
2 colheres (sopa) de óleo;
3 ramos de tomilho;
200 g de minicebolas (cerca de 15 unidades);
300 g de batatas bolinha (cerca de 10 unidades);
150 g de minicenouras sem casca (cerca de 15 unidades);
1 colher (sopa) de sal;
pimenta-do-reino em grãos moída na hora a gosto.

Passo a passo do ensopado de cordeiro
Ensopado de cordeiro. Foto: Reprodução/iStok Ensopado de cordeiro. Foto: Reprodução/iStok

Primeiramente, descasque e pique fino a cebola. Numa tigela grande, tempere os cubos de cordeiro com o sal e pimenta-do-reino. Logo após, polvilhe com a farinha de trigo e misture bem para envolver todos os cubos – essa técnica chamada singer serve para engrossar o molho. Em seguida, leve ao fogo médio uma panela.

Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de óleo e doure os cubos de cordeiro em etapas – se colocar todos de uma só vez, vai resfriar o fundo da panela e a carne cozinhar no próprio líquido em vez de dourar. Logo após, mexa gradualmente com uma espátula para dourar os cubos por igual.

Em seguida, transfira os cubos de cordeiro dourados para uma tigela e doure o restante da carne, regando a panela com óleo a cada leva. Logo após, mantenha a panela em fogo médio e regue com ¼ de xícara (chá) de água. Com uma espátula, raspe bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos – eles são essenciais para o molho.
Passo Adiante
Logo após, junte a cebola e deixe cozinhar até a água evaporar e a cebola começar a ficar transparente. Volte os cubos de cordeiro dourados para a panela, junte o tomilho, a cerveja escura e 1 ½ xícara de água. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 2 horas e 30 minutos.

Em seguida, durante o cozimento, abra a panela mexa por vezes e verifique: se os líquidos começarem a secar, adicione mais água para cozinhar, sem cobrir completamente os cubos de carne. Enquanto o cordeiro cozinha, descasque e mantenha inteiras as batatas-bolinhas.

Logo após, para descascar e manter inteiras as minicebolas: leve ao fogo alto uma panela com água para ferver; mergulhe as cebolas e deixe por cerca de 3 minutos; transfira para uma tigela com água gelada e deixe a casca soltar; aperte delicadamente cada cebola e descarte a casca.

Assim que o cordeiro estiver cozido junte as batatas, as minicebolas e as minicenouras. Em seguida, regue com mais 1 xícara (chá) de água, misture e deixe cozinhar até que os legumes fiquem macios por cerca de 20 minutos. Prove e ajuste o sal. Por fim, sirva o cordeiro com os legumes e o molho que se formou na panela.
Sugestão de consumo da receita
O ensopado de cordeiro com cerveja escura, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um delicioso arroz branco feito na hora, essa combinação fica irresistível!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]