O empadão de camarão: essa delícia serve até 08 pessoas

Experimente este empadão que derrete na boca

Foto do revisor (Andréia Eliza)
Revisado por: (Andréia Eliza)
Anúncio


O empadão de camarão é um delicioso prato, tradicional da cultura portuguesa, que atualmente é muito apreciado por diversas pessoas no mundo todo, e fica uma delicia preparado desta forma. Então, hoje, domingo, 31 de outubro, o Cozinha & Receitas do Tecnonoticias te ensina essa receita.

Continua depois da publicidade

Esse empadão de camarão serve até 08 porções e leva até 45 minutos para ficar pronto. Antes de levar ao forno, pré-aqueça o mesmo na temperatura de 180° C. O grau de dificuldade deste prato é moderado, portanto, vale muito a pena, experimentar está receita.

Venha conferir: Saiba como fazer risoto cremoso de camarão
Saiba como fazer um empadão de camarão
Os empadões são pratos tradicionais da culinária portuguesa, se tornando popular no Brasil também. De origem medieval, eram tortas salgadas, de diversos recheios, principalmente frango.

Continua depois da publicidade

Por tanto, a empadinha tem origem do empadão, sendo estes chamados de empadas de caixa, pelo seu tamanho menor e mais fácil de transportar. No entanto, a palavra empada é uma redução de empanada, de origem espanhola.

Continua depois da publicidade

Veja agora: Bolo de banana com gotas de chocolate: perfeito para o lanche de qualquer hora

Ingredientes da massa

03 xícaras de chá de farinha de trigo;
200 gramas de margarina;
01 ovo
01 colher de sal (medida para café);

Ingredientes do recheio

500 gramas de camarão médio, cru e limpo;
01 colher de sopa de massa de tomate;
Coentro a gosto, picado;
01 cebola picada;
02 dentes de alho amassados;
01 tomate picado;
02 colheres de sopa de azeite;
Sal a gosto;
01 limão espremido, o suco;
01 colher de farinha de trigo.

Passo a passo do empadão de camarão
Empadão de camarão - Reprodução Canva Pró Empadão de camarão – Reprodução Canva Pró

Para a massa, em uma vasilha, misture todos os ingredientes até que estejam dissolvidos formando uma massa de forma homogênea, não podendo grudar na mão. Entretanto, se ainda estiver grudando, acrescer farinha e misturar, até que pare de grudar.

Assim, para o recheio, primeiro tempere o camarão com coentro, tomate, limão, alho, cebola e sal. Logo após, coloque azeite na panela, junto com o camarão, deixando refogar. Então, acrescente as azeitonas e a massa de tomate, provando o sal.

Caso precise de mais sal, acrescente a seu gosto. Assim, coloque farinha de trigo para dar consistência cremosa ao recheio, retirando a panela do fogo e deixando-a esfriar.

Em um pirex, que será levado ao forno, forre o fundo com metade da massa, entretanto, até as laterais. Portanto, em seguida, complete com o recheio, cobrindo com a massa para finalizar. Por fim, pincelar com uma gema, levando ao forno até dourar.
Sugestão de consumo da receita
Esse é um prato único, não necessitando de acompanhamento, mas se desejar, poderá acompanhar com abóbora assada ou brócolis ao forno. Entretanto, ambos combinam bem com o sabor do empadão de camarão, harmonizando os gostos.

Experimente agora: Sopa cremosa de ervilha com bacon: uma refeição nutritiva

Carregando comentários aguarde...
...