Bolinho de inhame: não gosta de inhame? Depois desta receita você mudará de ideia

Bolinho de inhame (Foto: Reprodução/iStock)
Bolinho de inhame (Foto: Reprodução/iStock)

Neste domingo, 31 de outubro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, apresentaremos um bolinho bem diferente do que você possa estar acostumado a degustar ou a fazer! A receita preparada para este dia é: bolinho de inhame.

Esta deliciosa receita de bolinho de inhame é muito fácil, simples e rápida de preparar. O tempo de preparo desta receita é de 60 minutos, rende 20 unidades e o grau de dificuldade é fácil. Vamos, então, aprender a fazer este ótimo bolinho.

Assim, leia mais: Pastel de carne assado: para quem ama pastel, mas não gosta de fritura
Saiba como fazer o bolinho de inhame
O recheio pode variar, usando frango ou até mesmo vegetais mais firmes. Você pode incrementar sua receita com queijo ralado. Espere o inhame esfriar para moldar os bolinhos, assim fica mais fácil de a forma a eles. Certifique-se de fritar em imersão, pouco óleo encharca o bolinho. O óleo deverá estar bem quente para fazer a fritura.

Portanto, confira também: Coxinha de frango: a coxinha mais crocante de todas
Ingredientes para a receita

4 xícaras (chá) de inhame ralado (500 g ou 5 inhames);
Salsinha e cebolinha picadas a gosto;
3 xícaras (chá) de óleo para fritar;
1 xícara (chá) de tomate em cubos grandes;
¾ de xícara (chá) de pimentão vermelho em cubos grandes;
⅓ de xícara (chá) de cebola em cubos grandes;
1 dente de alho;
1 pimenta-malagueta em conserva;
Sal a gosto;
Folhas de coentro a gosto;
Água filtrada para dar o ponto.

Passo a passo do bolinho de inhame
Bolinho de inhame (Foto: Reprodução/iStock) Bolinho de inhame (Foto: Reprodução/iStock)

Primeiramente, descasque os inhames e passe pela parte grossa do ralador. Transfira o inhame ralado para uma tigela e misture bem com as mãos, macerando para liberar a goma do tubérculo – é essa goma que possibilita a modelagem dos bolinhos sem adicionar farinha nem ovo à receita. Em seguida, tempere o inhame com sal, salsinha e cebolinha a gosto e misture bem.

Então, leve uma panela de borda alta com o óleo ao fogo médio para aquecer. Depois, forre uma assadeira com papel-toalha. Em seguida, com duas colheres de sopa, retire uma porção do inhame, modele formando uma quenelle e transfira para o óleo quente. Repita com quantos bolinhos couberem na panela. Após, frite até dourar.

Contudo, com uma escumadeira, transfira os bolinhos fritos para a assadeira forrada com papel-toalha e repita até acabar a massa. Em seguida, sirva com molho de pimenta. Então, coloque todos os ingredientes (exceto o coentro) no processador de alimentos e bata até triturar completamente.

Em seguida, adicione água aos poucos e bata novamente até atingir a consistência desejada (mais encorpado ou mais fluido). Por fim, bata as folhas de coentro para deixar o molho mais fresco.
Sugestão de consumo da receita
O bolinho de inhame é uma delícia puro, mas você pode acompanhar com suco natural (dê preferência), ou um refrigerante! À este bolinho você poderá, sem duvida nenhuma, também acrescentar um ótimo molho apimentado.

Ademais, leia mais: Arais: uma deliciosa e diferente receita de sanduíche

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]