Clafoutis de abobrinha com tomate e queijo minas: uma delciosa e muito saborosa receita com abobrinha

Clafoutis de abobrinha com tomate e queijo minas. Foto: Reprodução/iStok
Clafoutis de abobrinha com tomate e queijo minas. Foto: Reprodução/iStok

Nesta quinta, 27 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma dica super especial para o seu dia. A receita de hoje é: clafoutis de abobrinha com tomate e queijo minas.

Este delicioso clafoutis de abobrinha com tomate e queijo minas é fácil e rápido de fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos e rende até 6 porções, com o grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos ao passo a passo?

Assim, leia mais: Sardinhas fritas com fubá: aposto que você vai se surpreender com esta receita

Saiba como fazer este delicioso clafoutis de abobrinha

A clássica sobremesa francesa ganhou versão salgada e com um toque brasileiro. Uma opção rápida e leve para o jantar no meio de uma semana corrida.

Veja também: Tempurá de talo de couve: não sabe o que fazer com o talo do couve? Você encontrou a receita para…

Ingredientes da receita

2 abobrinhas pequenas;
200 gramas de queijo minas (frescal) em peça;
1 e ½ xícara (chá) de tomates-cereja (cerca de 200 g);
4 ovos;
1 xícara (chá) de leite;
¾ de xícara (chá) de farinha de trigo;
1 colher (chá) de azeite;
1 ½ colher (chá) de sal;
Noz-moscada ralada na hora a gosto;
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Passo a passo do clafoutis de abobrinha com tomate e queijo minas
Clafoutis de abobrinha com tomate e queijo minas. Foto: Reprodução/iStok2 Clafoutis de abobrinha com tomate e queijo minas. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, pré-aqueça forno a 180º C (temperatura média). Escolha um refratário redondo de cerca de 30 cm de diâmetro. Logo após, lave e seque os tomates-cereja e as abobrinhas. Descarte as pontas e corte as abobrinhas em meias-luas.

Em seguida, com a ponta de uma faquinha para legumes, corte um X na base de cada tomate. Logo após, esprema delicadamente cada um para extrair o líquido e as sementes. Corte o queijo minas em cubinhos de cerca de 1 cm. Reserve.

Depois, leve ao fogo médio uma frigideira, de preferência antiaderente, para aquecer. Regue com ½ colher (chá) de azeite e acrescente metade das abobrinhas. Logo após, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto e deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado.

Em seguida, transfira as abobrinhas douradas para um prato, regue a frigideira com o restante do azeite e repita com a outra metade. Depois, em uma tigela, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior – se um estiver estragado você não perde toda a receita.

Logo após, acrescente a farinha aos poucos, misturando com o batedor de arame para não empelotar. Misture o leite e tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e noz-moscada.

Em seguida, distribua os tomates-cereja, as fatias de abobrinha e os cubos de queijo no fundo do refratário. Cubra delicadamente com a mistura de ovos. Por fim, leve ao forno para assar até estufar e dourar, cerca de 30 minutos. Retire do forno e sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
O clafoutis de abobrinha com tomate e queijo minas fica uma delícia puro. Mas, para deixar a refeição ainda mais francesa, sirva o clafoutis com salada de endívias grelhadas, essa combinação fica uma delícia!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]