Carne de sol: uma receita muito saborosa e especial

Carne de sol. Foto: Reprodução/iStok
Carne de sol. Foto: Reprodução/iStok

Neste domingo, 13 de Fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, preparamos um prato que fica excelente para qualquer dia de sua semana. A receita de hoje é carne de sol.

Esta deliciosa carne de sol, pode ser feita sem muita complicação e fica um prato especial para quem você quiser encantar. O tempo de preparo desta receita é de 120 minutos e rende 8 porções.

Assim, leia mais: Quesadilla de frango: uma receita mexicana com um sabor caliente

Saiba como fazer a carne de sol
Apesar do nome, não precisa de sol para curar a carne. Precisa de sal, açúcar mascavo e tempo. A espera compensa: o resultado é uma carne com sabor acentuado e textura macia.

Portanto, confira também: Francesinha: um petisco português para qualquer hora
Ingredientes da receita

1 kg de miolo de alcatra (também é encontrado como coração de alcatra ou centro de alcatra);
3 colheres (sopa) de flor do sal (ou sal grosso);
1 colher (chá) de açúcar mascavo;
manteiga de garrafa a gosto.

Passo a passo da carne de sol
Carne de sol. Foto: Reprodução/iStok2 Carne de sol. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, numa tigela pequena, misture o sal com o açúcar mascavo (caso esteja utilizando o sal grosso, bata no pilão para quebrar em pedaços menores). Logo após, corte a carne em 4 pedaços grandes (de cerca de 15 cm x 4 cm) e seque bem com um pano de prato (ou papel toalha).

Em seguida, coloque os pedaços numa tigela e polvilhe com a mistura de açúcar e sal, espalhando bem com as mãos para cobrir toda a superfície. Logo após, tampe a tigela (ou cubra com filme) e mantenha na geladeira por dois dias. Passado o primeiro dia, abra a tigela, escorra o líquido que tiver formado e vire os pedaços de carne.

Feche novamente e volte para a geladeira – nesse tempo a carne vai concentrar os sabores e perder parte da umidade, ela também vai mudar de cor, do tom vermelho vivo para um marrom mais escuro.

Após o segundo dia, transfira a carne para uma assadeira e deixe descoberta na geladeira por mais 1 dia – essa etapa deixa a superfície da carne mais seca. Passado o tempo da cura, retire a carne da geladeira e corte cada pedaço ao meio – no total você vai ter 8 porções.

Nesse formato mais quadrado e alto, a carne vai ficar vermelhinha no centro. Se preferir um bife mais fino, você pode fazer um corte ao meio de cada peça, sem chegar até o fim, como se estivesse abrindo um livro. Em seguida, pressione delicadamente com a mão para nivelar. Logo após, leve uma frigideira grande ao fogo médio.
Passo Adiante
Quando estiver bem quente coloque quantos pedaços de carne couberem, um ao lado do outro e deixe dourar sem mexer por cerca de 1 minuto – não precisa colocar azeite, a carne vai ficar com uma casquinha dourada e soltar da frigideira. Em seguida, vire os pedaços com uma espátula para dourar a carne de todos os lados.

Logo após, transfira os pedaços dourados para um prato e repita com o restante. Depois que todos tiverem sido dourados, deixe os pedaços descansarem por alguns minutinhos enquanto você lava a frigideira – esse tempo de descanso da carne é importante para a carne ficar macia e suculenta.

Em seguida, volte a frigideira ao fogo médio para aquecer. Regue com ¼ de xícara (chá) de manteiga de garrafa e volte quantos pedaços de carne couberem na frigideira novamente. Logo após, com uma colher, vá regando a carne com a manteiga quente por 4 minutos até aquecer o interior e dourar a superfície.

Transfira os pedaços para a tábua e repita com o restante. Por fim, deixe a carne descansar novamente por 4 minutos antes de fatiar para servir.
Sugestão de consumo da receita
Para acompanhar seu delicioso prato de carne de sol, faça um delicioso cuscuz de milho com feijão-verde, essa combinação fica irresistível. Certamente vai ficar um arraso! Bom apetite!

Ademais, leia também: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]