Cuscuz de milho com feijão-verde: uma receita simples e muito saborosa

Cuscuz de milho. Foto: Reprodução/iStok
Cuscuz de milho. Foto: Reprodução/iStok

Neste domingo, 13 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, iremos apresentar uma dica super especial para o seu almoço ou jantar. A receita de hoje é cuscuz de milho com feijão-verde.

Este delicioso cuscuz de milho com feijão-verde, é fácil e rápido de fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos e rende até 8 porções, com grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos à receita?

Assim, leia mais: Quesadilla de frango: uma receita mexicana com um sabor caliente

Saiba como fazer o cuscuz de milho
Bem colorido e com sabores vibrantes, é acompanhamento ideal para carne de sol. Mas também funciona como prato principal, servido com salada de folhas verdes. Ou até como entrada para um cardápio bem festivo.

Veja também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso
Ingredientes da receita

2 xícaras (chá) de farinha de milho flocada para cuscuz;
2 xícaras (chá) de feijão-verde cozido (ou fava-verde);
1 xícara (chá) de abóbora japonesa cortada em cubos de 0,5 cm;
2 tomates;
1 cebola roxa;
½ colher (chá) de pimenta dedo-de-moça picada sem semente;
½ colher (chá) de pimenta-de-cheiro picada;
azeite a gosto;
coentro a gosto.

Passo a passo do cuscuz de milho com feijão-verde
Cuscuz de milho. Foto: Reprodução/iStok2 Cuscuz de milho. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, numa tigela, coloque a farinha de milho e vá adicionando 1 xícara (chá) de água, gradualmente, mexendo com as mãos até ficar com a consistência de areia molhada. Deixe descansar por 5 minutos para hidratar. Logo após, preencha o fundo da cuscuzeira com água e encaixe o cesto de vapor na panela.

Em seguida, transfira a farinha de milho hidratada para o cesto, delicadamente com as mãos (ou uma colher), sem compactar – é isso que deixa o cuscuz bem macio. Logo após, tampe e leve ao fogo médio para cozinhar por cerca de 20 minutos após ferver. Verifique o ponto: ao abrir a tampa, o cuscuz deve estar inflado e bem macio ao toque.

Deixe o cuscuz descansar, tampado, por 10 minutos após cozinhar. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: descasque e pique fino a cebola. Em seguida, corte os tomates ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos. Logo após, lave, seque e pique fino o coentro, inclusive os talos – eles dão mais sabor ao preparo.

Em seguida, leve uma panela grande ao fogo médio. Regue com ¼ de xícara (chá) de azeite, adicione a cebola e refogue por 3 minutos, até murchar bem. Posteriormente, junte a abóbora picada, tempere com uma pitada de sal e refogue por 4 minutos até ficar levemente macia, mas sem desmanchar.

Acrescente as pimentas, os tomates e mexa bem por 1 minuto. Em seguida, adicione o feijão cozido (e escorrido) ao refogado, tempere com sal e misture para aquecer. Logo após, solte o cuscuz cozido com um garfo e junte à panela, adicione o coentro picado e misture delicadamente. Por fim, transfira para uma tigela, regue com azeite a gosto e sirva.
Sugestão de consumo da receita
O cuscuz, fica uma delícia puro, mas com uma deliciosa carne de sol e com um suco natural (de preferência) realmente fica irresistível! Experimente!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]