Bolo de maçã com farofa de coco: faça esta deliciosa receita para seu café da tarde

Bolo de maçã com farofa de coco. Foto: Reprodução/iStok
Bolo de maçã com farofa de coco. Foto: Reprodução/iStok

Nesta terça, 25 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar a você leitor uma receita deliciosa e irresistível! O prato de hoje é: bolo de maçã com farofa de coco.

Este saboroso bolo de maçã, é simples e fácil de fazer! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 120 minutos, e rende até 15 porções, grau de dificuldade: fácil.

Assim, leia mais: Bolo mousse de chocolate: a combinação perfeita do quitute com a sobremesa
Saiba como fazer o bolo de maçã

Por cima, uma farofa crocante e deliciosa; por dentro, a massa fofinha e úmida. Com uma colherada de creme batido, vira sobremesa elegante e festiva.

Portanto, confira também: Cookie americano: aquele biscoito de filme que é fácil, simples e delicioso
Ingredientes da receita

½ xícara (chá) de coco seco em flocos;
1 xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente (100 g);
1 colher (chá) de fermento em pó;
½ xícara (chá) de açúcar;
1 colher (chá) de canela em pó;
4 maçãs fuji;
2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
1 ½ xícara (chá) de açúcar;
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio;
2 ovos;
1 colher (sopa) de caldo de limão;
½ xícara (chá) de óleo;
2 colheres (sopa) de conhaque;
1 pitada de sal;
1 colher (chá) de canela em pó;
óleo (ou manteiga) para untar a assadeira;
farinha de trigo para polvilhar a assadeira.

Passo a passo para preparar o bolo de maçã com farofa de coco
Bolo de maçã com farofa de coco. Foto: Reprodução/iStok 2 Bolo de maçã com farofa de coco. Foto: Reprodução/iStok

Primeiramente, misture o coco em flocos, as nozes, o açúcar e a canela em pó em uma tigela. Pré-aqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Então , unte com óleo um refratário (ou assadeira) retangular de cerca de 30 cm x 20 cm (ou que comporte 2,5 litros).

Em seguida, polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe para espalhar e bata sobre a pia para retirar o excesso. Numa tigela misture os ingredientes secos, passando pela peneira: a farinha, a canela, o sal, o bicarbonato, o fermento e ¾ de xícara (chá) do açúcar. Lave, descasque e corte as maçãs em fatias de 1 cm.

Logo após, descarte as sementes e corte as fatias em cubos de 1 cm. Transfira para outra tigela e misture com o caldo de limão, o conhaque e o restante do açúcar (¾ de xícara). Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para uma tigela grande. Junte o óleo e misture bem com um batedor de arame (se preferir bata bem com um garfo).
Passo Adiante
Então, acrescente as maçãs (com o caldo que se formou na tigela) e misture bem. Em seguida, adicione os ingredientes secos peneirados em etapas, misturando delicadamente com a espátula para incorporar. Transfira a massa para o refratário e nivele com a espátula.

Por fim, espalhe a farofa de coco sobre toda a superfície e leve ao forno para assar por 25 minutos, até o bolo crescer e a farofa dourar. Após os 25 minutos, cubra o refratário com papel-alumínio e volte ao forno para o bolo assar por mais 30 minutos.

Assim o bolo termina de assar e a farofa não queima. Retire o refratário do forno, descarte o papel-alumínio e deixe o bolo esfriar antes de cortar em quadrados para servir.
Sugestão de consumo da receita
O bolo de maçã com farofa de coco fica irresistível com um pouco de creme batido e com um café feito na hora, essa combinação é maravilhosa!

Ademais, leia também: Bombom de travessa: imagine-se comendo uma sobremesa de bombom com colher

 

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]