Biscoitos casadinhos de goiabada: conheça a receita tradicional que fica pronta em 30 minutinhos

Biscoitos casadinhos de goiabada: conheça a receita tradicional que fica pronta em 30 minutinhos
Biscoitos casadinhos de goiabada: conheça a receita tradicional que fica pronta em 30 minutinhos - Reprodução: canal Receita de Pai/YouTube

O biscoito casadinho de goiabada é um dos doces mais tradicionais da culinária brasileira. E hoje, sexta-feira, 12 de março, você vai aprender com o Cozinha & Receitas, do Tecno Notícias, o passo a passo desta receita que encanta todo mundo. Pois bem, saiba que é um prato fácil de fazer, que rende mais de 40 porções e fica pronta em aproximadamente 30 minutos. Vamos lá?
Saiba como fazer o biscoito casadinho de goiabada
Aqui vai uma dica na hora de rechear o biscoito casadinho de goiabada: caso você não tenha saco de confeiteiro, há três alternativas. Primeira, você pode usar um tubo de ketchup (se for aqueles de lanchonete, é melhor ainda) vazio e bem lavado.

Como segunda opção, pegue um saco plástico, tipo os que envolvem frutas. Também é importante que esteja bem lavado. Com o auxílio de uma tesoura ou faca, e com bastante cuidado, corte a pontinha.

E como última dica, você pode usar uma colher de chá. Então, o grande cuidado é dosar a quantidade certa para cada biscoito.

Você pode usar a goiabada cascão no lugar da de corte. A diferença é que a cascão é mais dura. Por isso, para deixa-la mais maleável, utilize uma panela. Ao coloca-la no fogo, ponha pequenas doses de água e mexa em fogo baixo.

Leia mais: Bolachinha de nata: uma ótima opção para o café da manhã ou lanche da tarde
Ingredientes da receita

250 gramas de farinha de trigo;
100 gramas de açúcar refinado;
150 gramas de manteiga sem sal;
Essência de baunilha a gosto;
1 tablete de goiabada de corte.

Passo a passo do do biscoito casadinho de goiabada
Os biscoitos casadinhos de goiaba rendem mais de 40 porções Os biscoitos casadinhos de goiaba rendem mais de 40 porções – Foto: Isadora Amâncio

Antes de mais nada, pré-aqueça o forno na temperatura 180º C por, aproximadamente, 15 minutos. Agora sim, prepare a massa. Em uma tigela, coloque a farinha, o açúcar e, por fim, a manteiga. A essência de baunilha é opcional, mas dá um sabor a mais para a sobremesa. Pois bem, utilizando as mãos, misture os ingredientes até que se torne uma massa que desgrude dos dedos.

Ela tem que estar bem uniforme, isto é, sem aparição de rachaduras. Por isso, vamos para a segunda etapa. Divida a massa ao meio e, utilizando uma tábua, abra e enrole um rolinho. Com o auxílio de uma faca, corte em pedaços pequenos. Em seguida, enrole até virar uma bolinha.

O passo seguinte é untar a fôrma. Pode usar papel manteiga ou da forma mais tradicional, utilize farinha de trigo e manteiga. Portanto, disponha as bolinhas feitas anteriormente, deixando um espaço entre elas.

Com o forno já pré-aquecido, coloque a fôrma e deixe por cerca de 10 minutos. Mas o indicado é que, após 5 minutos, sempre dê uma vigiada para não queimar. Com o forno desligado, retire os biscoitos e deixe esfriar. Então, reserve.

Chegou o momento da goiabada. Pegue um garfo e amasse-a até virar uma pasta. Se for necessário, ponha no micro-ondas por, no máximo, 20 segundos. Após amolecer, coloque o doce em um saco de confeiteiro (caso não tenha, utilize uma colher de chá ou saco plástico de armazenar alimento).

Com calma, distribua o recheio igualmente entre os biscoitos. Como toque final, coloque o açúcar refinado em uma tigela e passe os biscoitos.
Sugestão de consumo
Já em temperatura ambiente, o biscoito casadinho de goiabada deve ser armazenado em recipientes herméticos. Ou seja, embalagem que podem ser vedadas, como: sacos zip-lock, vasilhames de vidro ou plástico. Esta receita é um ótimo aperitivo para as crianças.

Confira também: Biscoito de maracujá: confira essa receita diferente para o lanche
Bolo de chocolate perfeito e fofinho
Esta receita incrível da confeiteira gourmet Fabíola fica uma delícia.

Olá! Carioca de 28 anos, sou apaixonada por heavy metal, videogame e a cultura nerd no geral. Além disso sou jornalista, designer gráfico, fotógrafa e tenho o artesanato como hobby. Para dúvidas, sugestões e críticas, e-mail para contato é este: [email protected]