Orecchiette com rabanete, romã e hortelã: uma receita muito deliciosa e nutritiva

Orecchiette com rabanete, romã e hortelã. Foto: Reprodução/iStok
Orecchiette com rabanete, romã e hortelã. Foto: Reprodução/iStock

Neste sábado, 12 de março, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, preparamos para você um irresistível prato, além de muito saboroso. A receita de hoje é: orecchiette com rabanete, romã e hortelã.

Este delicioso orecchiette com rabanete, romã e hortelã, é fácil e simples de fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos, rende até 4 porções com grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Saiba como fazer o orecchiette com rabanete, romã e hortelã
Esse macarrão é a cara do verão: perfumado, refrescante e com uma cor linda. Os rabanetes dourados na manteiga ficam macios e adocicados. Hortelã, romã e limão se combinam para trazer um frescor surpreendente.

Portanto, confira também: Estrogonofe russo (com creme azedo): o estrogonofe mais saboroso de todos
Ingredientes da receita

3 xícaras (chá) de orecchiette (ou outra massa curta de grano duro);
12 rabanetes;
¼ de xícara (chá) de sementes de romã;
3 colheres (sopa) de manteiga;
⅓ de xícara (chá) de água;
Raspas de 1 limão-siciliano;
3 ramos de hortelã;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Passo a passo do orecchiette com rabanete, romã e hortelã
Orecchiette com rabanete, romã e hortelã. Foto: Reprodução/iStok2 Orecchiette com rabanete, romã e hortelã. Foto: Reprodução/iStock

Primeiramente, leve uma panela com 5 litros de água ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes. Logo após, com uma escovinha para legumes, lave bem a casca dos rabanetes sob água corrente. Em seguida, seque e corte cada um em quartos. Lave e seque o limão-siciliano e as folhas de hortelã.

Assim que a água ferver, adicione 2 colheres (sopa) de sal e acrescente o macarrão. Logo após, cozinhe pelo tempo indicado na embalagem, mexendo por vezes, até ficar al dente. Depois, leve uma wok (ou frigideira grande) com 2 colheres (sopa) da manteiga ao fogo médio.

Quando derreter, acrescente os rabanetes e doure por cerca de 8 minutos, mexendo ocasionalmente. Logo após, regue com a água e mantenha a frigideira em fogo médio até secar e os rabanetes ficarem macios.

Em seguida, acrescente mais 1 colher (sopa) de manteiga, tempere com sal e pimenta a gosto e desligue o fogo. Então, mexa a frigideira fazendo movimentos circulares para a manteiga derreter no calor dos rabanetes.

Assim que o macarrão estiver cozido, reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento e passe os orechiettes pelo escorredor. Logo após, transfira o macarrão para a frigideira com o molho e vá adicionando a água do cozimento reservada lentamente, misturando delicadamente.

Atenção: não coloque toda a água de uma só vez, o molho pode ficar aguado. Em seguida, finalize com as sementes de romã, as folhas de hortelã e as raspas de limão. Por fim, sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
O orecchiette com rabanete, romã e hortelã, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um delicioso babaganouch de forno, com uma bebida de sua preferência. Essa combinação fica irresistível!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]