Batata bolinha ao murro com alecrim: uma receita simples e muito saborosa

Batata bolinha ao murro com alecrim. Foto: Reprodução/iStok
Batata bolinha ao murro com alecrim. Foto: Reprodução/iStok

Nesta segunda, 28 de fevereiro, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, preparamos para você um irresistível prato, além de muito saboroso. A receita de hoje é: batata bolinha ao murro com alecrim.

Esta deliciosa batata bolinnha ao murro com alecrim é fácil e simples de fazer. O tempo de preparo é de aproximadamente 60 minutos, rende até 2 porções e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Saiba como fazer a batata bolinha ao murro com alecrim
Esse acompanhamento faz a linha fácil e charmoso. Com essas batatas, qualquer bifinho vira especial do dia. A batata bolinha cozida, amassada e assada com ervas, fica crocante por fora, macia por dentro e toda perfumada.

Portanto, confira também: Estrogonofe russo (com creme azedo): o estrogonofe mais saboroso de todos
Ingredientes da receita

400 gramas de batatas bolinha (16 unidades);
2 ramos de alecrim;
Azeite a gosto;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Passo a passo da batata bolinha ao murro com alecrim
Batata bolinha ao murro com alecrim. Foto: Reprodução/iStok Batata bolinha ao murro com alecrim. Foto: Reprodução/iStok

Primeiramente, pré-aqueça o forno a 220º C (temperatura alta). Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente. Logo após, transfira para uma panela, cubra com água e leve ao fogo alto.

Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos – as batatas devem estar cozidas, mas ainda firmes. Em seguida, espete com um garfo para verificar o ponto. Escorra bem as batatas. Depois, abra um pano de prato limpo sobre a tábua.

Logo após, coloque quantas batatas couberem sobre metade do pano, uma ao lado da outra. Então, dobre o pano e dê um leve murro para achatar cada uma – a ideia é que a casca rompa um pouco. Mas, cuidado: não use muita força, não é para esmigalhar as batatinhas.

Depois, unte com azeite uma assadeira média. Logo após, transfira as batatas para a assadeira e tempere com sal e pimenta a gosto – o sal moído na hora, além de temperar, dá uma textura crocante para a receita (se preferir, utilize sal refinado).

Em seguida, debulhe o ramo de alecrim sobre as batatas e regue com 2 colheres (sopa) de azeite. Logo após, leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, até ficarem douradas por fora e macias no centro – na metade do tempo, vire com uma espátula para dourar por igual. Por fim, sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
A batata bolinha ao murro com alecrim, fica uma delícia pura, mas acompanhá-la com um saboroso medalhão ao molho madeira, juntamente com alguma bebida de sua preferência, fica perfeito. Essa combinação realmente é irresistível!

Ademais, leia também: Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão: uma deliciosa receita que combina frango com ervas

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]