Babaganouch de forno: uma receita muito saborosa e simples de preparar

Babaganounch de forno. Foto: Reprodução/iStok
Babaganounch de forno. Foto: Reprodução/iStok

Nesta quinta, 27 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar um prato muito delicioso e nutritivo. A receita de hoje é babaganouch de forno.

Este saboroso babaganouch de forno é fácil e simples de preparar, ainda mais que o forno é quem faz a maior parte. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 60 minutos e rende até 6 porções, com grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Pot-au-feu: receita da quintessência da cozinha caseira francesa

Saiba como fazer o babaganouch de forno
As berinjelas assadas no forno ficam com a polpa macia, perfeitas para serem transformadas em um babaganouch bem cremoso. O preparo leva mais tempo do que a versão tradicional, mas quem faz o trabalho é o forno.

Portanto, confira também: Francesinha: um petisco português para qualquer hora
Ingredientes da receita

2 berinjelas;
1 dente de alho picado fino;
Caldo de 1 limão;
3 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim);
Azeite a gosto;
Sal a gosto;
Gergelim torrado a gosto para servir;
Folhas de manjericão a gosto para servir.

Passo a passo do babaganouch de forno
Babaganounch de forno. Foto: Reprodução/iStok2 Babaganounch de forno. Foto: Reprodução/iStok

Primeiramente, pré-aqueça o forno a 220º C (temperatura alta). Lave, seque e fure toda a superfície das berinjelas com um garfo. Logo após, transfira para uma assadeira e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até a pele tostar e a polpa ficar bem macia – na metade do tempo vire as berinjelas com uma pinça.

Em seguida, retire as berinjelas do forno e deixe amornar. Corte cada berinjela ao meio, no sentido do comprimento e raspe a polpa com uma colher. Logo após, na tábua, pique a polpa das berinjelas até formar uma pasta e transfira para uma tigela. Depois, junte o tahine, o caldo de limão e o alho.Por fim, tempere com sal e azeite, misture bem e sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
O babaganouch de forno fica uma delícia puro, porém, com um pãozinho sírio, juntamente com um suco natural (de preferência) essa combinação realmente fica irresistível! Experimente!

Ademais, leia também: Filé de frango grelhado com páprica e erva-doce: receita de uma das melhores combinações com frango

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]