Minestrone: uma receita clássica de sopa italiana muito saborosa

Milestrone. Foto: Reprodução/iStok
Milestrone. Foto: Reprodução/iStok

Nesta quinta, 27 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar um prato muito delicioso e nutritivo. A receita de hoje é minestrone.

Este saboroso minestrone é fácil e simples de fazer. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 120 minutos e rende até 6 porções, com grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Sanduíche de carne e mostarda de dijon: uma receita de sanduiche de uma forma única

Saiba como fazer o minestrone
A clássica sopa italiana é receita que leva “os legumes que você tem na geladeira”. Aqui, você encontra uma combinação para aprender o passo-a-passo. Depois, é só variar com os ingredientes da estação. Tem segredinho para dar sabor: casca de parmesão. E tem mais: minestrone congela superbem. Prepare um panelão, porcione e congele.

Portanto, confira também: Quesadilla de frango: uma receita mexicana com um sabor caliente
Ingredientes da receita

1 lata de feijão-branco cozido (400 gramas);
2 batatas;
1 abobrinha;
10 vagens (cerca de 80 gramas);
1 cebola;
1 talo de salsão (com as folhas);
2 dentes de alho;
1 lata de tomate pelado em cubos (400 gramas);
1 litro de água;
2 folhas de louro;
1 cenoura;
2 colheres (sopa) de azeite;
1 pedaço de casca de queijo parmesão (opcional);
Sal e pimenta-do-reino moída na hora moída na hora a gosto;
1 maço de couve (10 folhas).

Passo a passo para preparar o minestrone
Milestrone. Foto: Reprodução/iStok2 Milestrone. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Lave e seque o salsão. Reserve as folhas e corte o talo em pedaços de 1 cm. Em seguida, descasque e corte a cenoura em cubos de 1 cm. Descasque e corte a batata também em cubos 1 cm.

Logo após, leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e a cebola, com 1 pitada de sal, por cerca de 5 minutos, até murchar e começar a dourar. Em seguida, junte a cenoura e o salsão e refogue por mais 5 minutos. Por último, junte o alho e o louro e mexa por 1 minuto.

Após, acrescente o tomate pelado aos poucos, mexendo bem o refogado a cada adição — essa técnica chamada pinçage dá mais sabor ao caldo. Depois, regue com a água, junte a batata e tempere com 2 colheres (chá) de sal e pimenta a gosto. Em seguida, adicione a casca de parmesão (caso esteja usando), a folha de salsão e aumente o fogo.
Passo adiante
Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar em fogo bem baixo por 40 minutos – tem que ser fogo baixinho mesmo, para formar um caldo de sabor concentrado e perder o mínimo de volume. Enquanto isso, lave e seque a abobrinha, a vagem e a couve. Descarte as pontas e corte a abobrinha em cubos de 1 cm.

Logo após, descarte as pontinhas e corte a vagem em fatias de 1 cm. Corte as folhas de couve ao meio, no sentido do comprimento, e descarte o talo central. Em seguida, empilhe uma sobre a outra e fatie no sentido da largura em tiras de 1 cm.

Após os 40 minutos, misture a vagem e a abobrinha à panela e deixe cozinhar por mais 20 minutos. Em seguida, escorra o feijão em uma peneira. Por fim, misture o feijão e a couve fatiada à sopa e deixe cozinhar por 3 minutos, com a tampa, até o feijão aquecer e a couve ficar macia. Sirva a seguir.
Sugestão de consumo da receita
O minestrone fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um pão caseiro. Essa combinação de sabores fica incrivelmente delciosa.

Ademais, leia também: Filé de frango grelhado com páprica e erva-doce: receita de uma das melhores combinações com frango

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]