Almôndegas de peixe ao molho de limão: uma receita simples e muito saborosa

Almôndegas de peixe. Foto: Reprodução/iStok2
Almôndegas de peixe. Foto: Reprodução/iStok2

Neste sábado, 12 de março, no Cozinha & Receitas do Tecnonotícias, preparamos para você um irresistível prato, além de muito saboroso. A receita de hoje é: almôndegas de peixe ao molho de limão.

Esta deliciosa almôndega de peixe ao molho de limão, é fácil e simples de fazer. O tempo de preparo é de aproximadamente 60 minutos, rende até 4 porções com grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Roseta de peixe com manga grelhada: uma das melhores receita que você já viu

Saiba como fazer a almôndega de peixe
Em vez fritas, essas saborosas almôndegas de peixe são assadas. Por isso, são ainda mais saudáveis. Em lugar de macarrão, podem ser acompanhadas de cuscuz marroquino ou arroz.

Portanto, confira também: Estrogonofe russo (com creme azedo): o estrogonofe mais saboroso de todos
Ingredientes da receita

500 g de linguado ou de pescada limpos;
½ cebola picada;
1 dente de alho picado;
Raspas de 1 limão;´
3 colheres (sopa) de hortelã picada em tirinhas;
1 colher (chá) de sal;
1 pitada de pimenta-do-reino em grãos moídos na hora;
Azeite para untar;
1 colher (sopa) de manteiga;
1 cebola pequena picada;
2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco;
Raspas e caldo de 1 limão grande;
1 pitada de sal;
2 xícaras (chá) de leite.

Passo a passo das almôndegas de peixe com molho de limão
Almôndegas de peixe. Foto: Reprodução/iStok Almôndegas de peixe. Foto: Reprodução/iStok

Primeiramente, preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Com o auxílio de um pedaço de papel-toalha, unte uma assadeira grande com azeite. Logo após, no processador de alimentos, bata o linguado, a cebola, a hortelã, sal, pimenta-do-reino e as raspas de limão, por cerca de 2 minutos.

Para fazer as almôndegas, meça ½ colher (sopa) da pasta, enrole uma bolinha com as mãos e coloque na assadeira untada com azeite. Em seguida, repita o procedimento com toda a pasta. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos.

A cada 5 minutos, chacoalhe a assadeira para que as almôndegas assem por igual. Reserve. Logo após, leve uma panela com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, acrescente a cebola e mexa com uma colher de pau por 5 minutos. Junte a farinha de trigo e continue mexendo por mais 2 minutos.

Em seguida, retire a panela do fogo e acrescente o leite, o creme de leite e misture bem com um batedor de arame (fouet) ou com uma colher de pau. Posteriormente, leve a panela ao fogo baixo e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo por vezes.

Depois, junte o suco e as raspas de limão. Então, tempere com sal. Transfira as almôndegas para a panela do molho e deixe cozinhar por 5 minutos. Por fim, sirva com macarrão, arroz ou cuscuz marroquino.
Sugestão de consumo da receita
As almôndegas de peixe com molho de limão, ficam uma delícia pura, mas acompanhá-las com um saboroso talharim caseiro com azeite e louro, juntamente com alguma bebida de sua preferência, fica perfeito. Essa combinação realmente é irresistível!

Ademais, leia também: Sobrecoxa de frango com erva-doce e estragão: uma deliciosa receita que combina frango com ervas

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]