Pesquisa do Instituto Datafolha mostra que saúde e economia então no topo das preocupações do brasileiro em 2022

Prioridade na preocupação dos brasileiros, saúde e economia devem ser a maior cobrança dos brasileiros nessas eleições

Foto do revisor (Cristiane Luzio Rodrigues)
Revisado por: (Cristiane Luzio Rodrigues)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Franca, quinta-feira, 31 de março de 2022, por Sheila Sabatini –  O ano de 2022 será de eleições presidenciais e com isso surge muitas preocupações entre a população brasileira, e entre elas, duas se destacam : saúde e a economia, conforme pesquisa recentes divulgadas pelo Instituto Datafolha.

Continua depois da publicidade

A página Humor do Mercado vai trazer para você hoje, de antemão, tudo sobre a pesquisa do Instituto Datafolha que mostra que as maiores preocupações do brasileiro nesse ano eleitoral. A saúde e a economia,  serão possívelmente os tópicos mais cobrados dos candidatos nesse ano eleitoral.

Leia também:Os planos econômicos de Bolsonaro para o ano eleitoral de 2022

As preocupações do brasileiro

A princípio, o ano de 2022 será de eleições e dentre as várias preocupações que há entre a população, duas se destacaram,  segundo pesquisa do Instituto Datafolha: saúde e economia.

A pesquisa feita entre os dia 22 e 23 de março, os participantes foram perguntados quais eram os maiores problemas que o país enfrentavam para esse ano eleitoral.

Saúde

Nesse interim, a saúde foi o assunto mais citado, desde de 2019 e vem ganhado mais força desde que a pandemia do Coronavírus explodiu pelo mundo e causou uma crise de saúde no Brasil.

Continua depois da publicidade

Economia

Já em relação a economia, temas como desemprego (12%),e inflação (10%), também foram lembrados, como mostra a pesquisa do Instituto Datafolha.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, a economia foi o segundo mais citado, porém na pesquisa de 2019, o tema inflação nem sequer aparecia entre os entrevistados.

A pesquisa foi feita da seguinte forma: os entrevistadores não apresentaram alternativas para os entrevistados, as respostas foram recolhidas espontâneamente.

Outros temas

Além disso, os entrevistados mencionaram outros temas de destaque na pesquisa feita em 181 municípios, onde 2.556 pessoas participaram.

Educação foi o terceiro terma mais citado, com 9% de menções, e a  fome foi destaque com 6%, já os  que não souberam responder foi de 5%.

Os eleitores do ex-presidente Lula são os que lideram a pesquisa e também são os mais preocupados em relação a economia.

Já o percentual dos jovens de 16 a 24 anos que citaram o tema economia ficou em 20%.  Porém, o percentual dos os entrevistados da mesma faixa etária que citaram a inflação foi de 14%.

Inicialmente, 5% dos entrevistados citaram a corrupção. Mas se levar em conta apenas os eleitores do então presidente Bolsonaro, o índice sobe para de 10% dos entrevistados.

Outras questões como violência foi citado por 3% dos entrevistados, salário, Supremo Tribunal Federal e o presidente Bolsonaro foram citados com  1%.

Confira também:Consumidor brasileiro está comprando menos no supermercado, mas tem gastando cada vez mais

Imagem do Brasil no exterior

Além das questões apresentadas acima outra questão apresentada para os entrevistados foi da imagem do Brasil em relação ao exterior.

Dessa forma, 52% dos entrevistados disseram que piorou, já 24% disseram que ficou igual, para outros 23% melhorou e 1% não souberam responder.

Os mais ricos são os que mais vêem a piora da imagem do país em relação ao exterior. Já entre os que possuem ensino superior, 58% enxergam a  piora da imagem do país. Contudo em relação aos eleitores do ex presidente Lula a imagem da piora do país é de 76%.

Contudo, em relação aos que vêem melhora da imagem do Brasil perante o exterior, lideram os idosos com 60 anos ou mais, com 28% e os evangélicos com 33% , como mostra matéria do site Folha de São Paulo do dia 25 de março de 2022.

Por fim, no vídeo do canal UOL no YouTube você pode conferir a pesquisa do Datafolha em relação a pesquisa para presidente.

Você também pode gostar:Como o aumento da inflação muda os hábitos de alimentação dos brasileiros mais pobres? Confira

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies