Qual o papel do planejamento e da educação financeira para conquistar suas metas em um novo ano?

2022 já está se aproximando. Com isso, é necessário aprender novos hábitos para crescer e evoluir financeiramente.

Foto do revisor (Érica Pereira Batista)
Revisado por: (Érica Pereira Batista)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Não é novidade que o dinheiro afeta muito o nosso bem-estar, crescimento pessoal e profissional. No entanto, muitas pessoas ainda deixam a educação financeira de lado, pensando que o tema não influencia em sua vida. Mas, nesta sexta-feira 12/11, esta matéria traz informações para você começar a pensar no próximo ano.

Continua depois da publicidade

 

A equipe do blog Humor do Mercado apurou algumas informações e optou por abordar estas questões antes de dezembro. Sabemos o quanto as compras de Natal podem ser desenfreadas em muitos casos. Porém, se você deseja começar 2022 com o pé direito, o primeiro passo é fugir das dívidas. Vamos conhecer outras dicas sobre o tema nos parágrafos seguintes.

 

Veja também: Descubra como você pode se tornar dono de um pedaço da Nubank

 

Continua depois da publicidade

Por que apostar na educação financeira? 

Infelizmente, no Brasil, a educação financeira não é mencionada na escola e no início do nosso aprendizado. Mas, isso não significa que o assunto não seja relevante. Segundo a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, mais de 70% das famílias brasileiras encontram-se endividadas. 

Continua depois da publicidade

 

Sabemos que, em alguns momentos, torna-se inevitável fazer um pagamento parcelado. Porém, devido à facilidade em se adquirir um cartão de crédito, muitas pessoas podem perder o controle e começar a gastar mais do que ganha. É importante ter noção do risco deste problema, já que, além das cobranças, isso também afeta a qualidade de vida e até a nossa saúde mental. 

 

Por esse motivo, alguns cuidados e conhecimentos básicos podem ser o início da mudança. É comum pensarmos que administramos corretamente o nosso dinheiro. Mas, será que isso realmente é verdade? Você vai saber nos parágrafos seguintes.

Confira, ainda: Franquias: descubra por que você deve investir nesse modelo de negócio

 

Educação Financeira - Imagem reproduzida no Pinterest
Educação Financeira – Imagem reproduzida no Pinterest

Dicas para um planejamento financeiro efetivo

A educação financeira começa com pequenos passos. Não existe uma receita que pode ser indicada para todas as famílias, pois cada uma tem suas particularidades e hábitos. Mas, abaixo você vai conhecer algumas dicas que podem fazer a diferença em suas próximas decisões. Confira: 

 

  • Evite as compras por impulso. Antes de ir às lojas e mercados, tenha uma lista para priorizar exatamente o que você precisa; 
  • Tenha uma reserva de emergência. A maioria das grandes dívidas se iniciam em momentos de desespero. Imprevistos podem acontecer com todos nós; 
  • Compre no cartão de crédito apenas o que for necessário. Lembre-se que o pagamento à vista é sempre a melhor opção para a sua organização; 
  • Faça um planejamento financeiro familiar ou individual. Defina as metas a curto, médio e longo prazo para garantir que você seguirá o caminho pretendido. 

 

Você pode gostar: Quer ser entregador do Mercado Livre e fazer uma boa renda extra? Descubra como!

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies