Inflação é a maior desde 2015: saiba o porquê despesas básicas estão tão caras

Alta de alimentos é a maior dos últimos 7 anos. IPCA cresce 10,79% em 12 meses

Foto do revisor (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Revisado por: (Quennia Dalila da Silva Mendes)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




São Paulo, domingo, 27 de março – inflação é a maior registrada nos últimos 12 meses no Brasil. Desde a pandemia, tivemos altas consideráveis. Ainda mais, com a guerra entre a Rússia e Ucrânia, presidente do Banco Central do Brasil firmou que a inflação aumentará e o crescimento econômico do país diminuirá.

Continua depois da publicidade

Em resultado do IPCA estar nas alturas, há considerável alta dos alimentos, que reflete diretamente no bolso da maioria da população. O Humor do Mercado trará mais esta informação para manter-lhe sempre atualizado sobre a economia. Então, se preparar melhor para os melhores investimentos no mercado financeiro.

Leia também: Como proteger seu dinheiro da inflação; 5 melhores investimentos

Inflação é a maior registrada em anos

Em conclusão do cenário econômico de crise, em 7 meses ininterruptos, a inflação teve altas. Segundo dados do IBGE publicado no dia 25 de março de 2022, a variação do IPCA de março é a maior desde 2015 (1,24%). Ainda mais, em um período de 12 meses o IPCA acumulou uma alta de 10,79%.

Desse modo, conforme publicado no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o órgão que também mede a inflação no Brasil, a variação da inflação teve mais impacto em: alimentos e bebidas, saúde e cuidados pessoais, transportes, habitação, artigos de residência, comunicação e vestuário. Com destaque para categoria de alimentos, por exemplo, cenoura e batata tiveram um aumento de 45,65% e 11,81%, respectivamente.

Confira também: Fundos imobiliários de papel: veja como a inflação e juros influenciarão

Continua depois da publicidade
Para você

Reajuste dos planos de saúde vai ser de ao menos 18% no ano de 2022

Continua depois da publicidade

Crise na Economia vem desde a pandemia e só aumenta com a guerra

Contudo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é o índice que mede a inflação do país. Em suma, IPCA já está na marca de uma dezena há seis meses. Ou seja, ultrapassando o patamar de 10%.

Ainda mais, conforme anunciado pelo Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no próximo mês (abril) ocorrerá um deslanche de alta ainda maior na inflação. Sendo informação da matéria de Darlan Alvarenga, do dia 25 de março de 2022, do Portal G1.

Afinal, qual o motivo de tanta alta? Desde a pandemia a inflação vem gradativamente aumentando. No entanto, com o cenário atual de guerra entre a Rússia e Ucrânia, houve um grande impacto nas commodities.

Consequentemente, sendo o Brasil um dos maiores exportadores dos produtos básicos, teve seus preços quase que imediatamente impactados. Como, por exemplo, no petróleo, soja e minério de ferro. Desse modo, a inflação explodiu.

Por fim, vale destacar que o Brasil tem o segundo maior juros do mundo, perdendo hoje apenas para a Rússia. Dessa forma, anteriormente a guerra, tinha a primeira colocação. Então, diante desses fatos que afetam a economia, você, investidor, deve ficar atento aos riscos e buscar as melhores oportunidades de negócios. Para ilustrar, assista este vídeo: “Como proteger seu patrimônio da inflação? | Estratégia de investimento”, do Canal Bruno Perini, do YouTube.

Leia também: Guerra prejudica também os fundos imobiliários: investimentos em FII’s estão menos atrativos

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies