Tipos de consumidores: entenda a diferença entre o holístico e o analítico

Descubra quais os tipos de consumidores que se atraem mais pelas promoções

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Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)
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Brusque, sábado, 26 de março – Quando há necessidade de criação de estratégias para vender mais, é preciso levar em consideração que existem tipos de consumidores diferentes. Que são chamados de consumidores analíticos e holísticos.

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Entender esses dois perfis é fundamental para criar qualquer nova estratégia de venda, inclusive, focando na disposição dos produtos e no valor das etiquetas. O Humor do Mercado explica, quais as principais diferenças entre esses perfis. Para saber mais, continue lendo.

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Consumidores analíticos

Os consumidores do tipo analítico costumam observar os valores dos produtos de forma independente. Sendo assim, ele tende a focar em promoções, ou pelo menos no que parece uma promoção. O famoso trocar R$ 1,00 para R$ 0,99, funciona com alguns tipos de consumidores e esse é um deles.

Sendo assim, as chances de que um consumidor analítico leve esse produto que tem um centavo de diferente é muito maior. Mas também depende de outras situações.

Consumidor holístico

Enquanto isso, o consumidor holístico tem a necessidade de comparar um coletivo, tentando sempre encontrar o momento da compra. Portanto, dentre os tipos de consumidores, esse tipo precisa que outras ações se envolvam para que funcione com ele.

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Por exemplo, no caso da troca do número cheio pelos noventa e nove centavos, deve envolver outras distrações, para que ele deixe passar a lógica do marketing. Músicas fazem essa função, assim como uma distração de degustação, entre outros estímulos.

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Tipos de consumidores que aceitam promoção

Mesmo entendendo como funciona cada tipo de consumidor, não há garantias de que eles vão cair em qualquer tipo de promoção. As estratégias precisam ser muito bem montadas. Nenhum dos dois perfis se atraem apenas pelo preço de forma isolada, é preciso que a empresa desperte muita confiança para isso.

Sendo assim, se a oferta for de verdade e não muito discrepante do que está disponível no mercado, o consumidor analítico tem uma tendência maior a ceder pelos números da etiqueta. Mas ainda assim, ele sabe entender o valor de um produto.

Existe uma prática no mercado brasileiro de elevar os preços e baixa-los demais para tentar seduzir os tipos de consumidores sobre aquela oferta. Mas nem sempre é uma oferta real de fato. De acordo com a matéria de Juliano Augusto, do mês de julho de 2021, da Nubank, isso é o que mais acontece em épocas e ‘Black Friday’. Contudo, não se engane, o consumidor sabe e pesquisa para descobrir se uma promoção é real ou não. Veja o que o Canal Compartilhando Conhecimento, tem a dizer, sobre os tipos de consumidores.

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