Você sabe o que é ativo circulante? Saiba mais sobre esse termo

Entenda mais sobre os termos de contabilidade empresarial que são importantes para a gestão

Foto do revisor (Sara Jerônimo de Araújo)
Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Brusque, sábado, 26 de março – Quem está começando a empreender, deve se deparar com diversos termos que não entende e não sabe o que significa. O ativo circulante e não circulante, pode ser um deles.

Continua depois da publicidade

De uma forma geral, essa conversão pode ter ou não um prazo, mas isso também, varia. O Humor do Mercado esclarece dúvidas sobre termos de contabilidade e resume o conteúdo para facilitar o entendimento. Para saber mais continue lendo.

Leia mais: Como aumentar o limite do Nubank? Saiba como conseguir mais crédito

Ativo circulante e não circulante

Dentro do ambiente profissional, os termos de ativo circulante e não circulante aparecem quando se fala de balanço patrimonial. Sendo assim, se trata de um relatório onde deve estar descrito, todos os ativos e passivos da empresa.

Esse tipo de levantamento é feito para usar em muitas análises que envolvem o patrimônio líquido do empreendimento. Que serve basicamente para ficar de olho em como anda as finanças da empresa. De acordo com a matéria de Vitor Leite, do mês de fevereiro de 2022, do blog da Nubank, os ativos fazem parte do que a empresa pode converter em dinheiro.

Exemplificação dos termos

Para você

O que é ESG e como esse sistema contribui para melhorar a imagem da…

Continua depois da publicidade

Como bloquear operadoras de telemarketing definitivamente: confira…

Continua depois da publicidade

Para facilitar o entendimento, existem exemplos que ajudam na tradução dos termos. O ativo circulante é aquele bem direto que se converte em dinheiro. Como é o caso das mercadorias, matéria-prima, estoque, etc. Mas ele tem um curto prazo para ser convertido, que normalmente costuma ser de 12 meses. Tem alta liquidez por girar rápido, por isso é importante para a empresa.

Enquanto que o ativo não circulante é aquilo que não se transforma em dinheiro ou pelo menos não em um curto prazo. Entretanto, tudo pode se converter em dinheiro, no médio ou longo prazo. São itens como marca e patente, investimentos, imóveis e até mesmo alguns equipamentos.

Se aprofunde no assunto com o conteúdo: Como montar uma carteira de investimentos? Vou te mostrar a forma correta agora

Principais diferenças entre ativo circulante e não circulante

A principal e maior diferença entre os dois termos está no seu prazo de se converter em dinheiro. Os ativos circulantes levam pouco tempo para rentabilizar ou fazer o investimento girar, enquanto que os não circulantes levam mais tempo para isso.

Contudo, vale ressaltar sobre os ativos não circulantes que muitas vezes eles são intangíveis. O que significa que não podem ser tocados. Não existe como calcular o valor de uma marca, por exemplo. Mas ela possui valor para a empresa. Sendo assim, esses ativos são importantes para análises de saúde financeira e não podem ser ignorados. Veja o esquema do canal ‘GCoelho’ com uma explicação ainda mais didática.

Confira: Como saber se meu nome está sujo? Clique aqui e confira se seu nome está negativado

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies