Educação Financeira: conheça 7 princípios para obter sucesso financeiro

Um tema muito importante diante de um momento econômico desafiador, com inflação ameaçando os suados recursos do trabalhador

Foto do revisor (Simone de Oliveira Correia)
Revisado por: (Simone de Oliveira Correia)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




O tema educação financeira não é muito bem trabalhado no Brasil. De forma geral, não aprendemos sobre finanças pessoais ou, até mesmo, empreendedorismo nas escolas. O que nos leva a pensar que somos “treinados” para sermos pobres, o que gera consequências.

Continua depois da publicidade

A Confederação Nacional do Comércio, em uma pesquisa realizada no mês de janeiro 2020, constatou que 65,3% da população brasileira estava endividada. Além disso, a pesquisa indicou que menos de 2% da população investe na bolsa de valores, ou seja, os brasileiros não estão acostumados a fazer investimentos. Por esse motivo, é urgente a pauta “educação financeira”.

Pensando em oferecer alguns entendimentos para o sucesso financeiro, o blogue Humor do Mercado preparou, nesta terça-feira (09/11), uma matéria com os 7 princípios rumo ao sucesso financeiro.

Quando tomamos uma atitude correta em relação ao nosso dinheiro, estamos nos encaminhando rumo ao merecimento de conquistar mais. Isso, porque o universo está vendo que você sabe controlar seu dinheiro, o que, naturalmente, lhe proporcionará mais oportunidades. Isso não é apenas questão de crença pura, mas sim de lógica. Afinal, a máxima de que dinheiro atrai mais dinheiro é uma das obviedades que devemos interiorizar o mais rápido possível.

Leia também: Saque-Aniversário do FGTS: é possível antecipar em poucos cliques

O que é educação financeira?

Continua depois da publicidade

Educação financeira tem como propósito auxiliar os consumidores na administração dos seus rendimentos, nas suas decisões de poupança e investimento, no seu consumo consciente e na prevenção de situações de fraude.

Continua depois da publicidade

A educação financeira não é algo que se aprende em um dia, seu aprendizado é constante, logo, é preciso desenvolver hábitos que nos levam a entender a funcionalidade desse assunto, que é de grande valia para as nossas vidas, enquanto seres humanos consumistas e, ainda mais, capitalistas.

Vamos fazer uma analogia: a educação financeira é um controle de TV, e o que você faz com um controle? Você controla, muda o canal. Então, faça isso em sua vida, aprenda a controlar suas emoções, seu consumo extravagante, suas despesas, a sair de enrascadas, ou seja, desperte.

Como nos educar financeiramente?

Antes de tudo, você deve ter em mente algumas perguntas:  eu compro por necessidade ou emoção? Consigo controlar meu dinheiro, ou deixo ele guiar minhas escolhas? Tome a rédea do seu bolso e faça escolhas que você consiga cumprir.

A educação financeira pode ser o melhor caminho para enriquecer e formar um patrimônio consistente que pode trazer muita tranquilidade para você e sua família. A verdade é que, por mais que você se esforce para ganhar dinheiro, se não tiver um esforço para mudar os hábitos e a mentalidade, encontrará dificuldades para formar seu patrimônio e ter sua liberdade financeira.

A ideia aqui é fazer com que você entenda que, antes de entrarmos no mundo dos investimentos para obter riqueza, é importante saber controlar suas despesas e se controlar, por isso enumerei alguns itens a serem colocados em prática e, assim, devagar, ir conquistando sua liberdade financeira.

Chegou a hora da prática, elabore tudo o que foi explicado, com isso você vai se habituando de forma natural, e tudo o que está lendo se tornará algo corriqueiro, que servirá de engrandecimento na sua caminhada rumo à liberdade financeira.

1. Crie uma planilha no Excel e coloque suas despesas, se acha difícil mexer no Excel, faça isso em uma folha em branco

O importante desse primeiro passo é fazer com que você controle suas despesas e saiba o que está fazendo com seu dinheiro ao longo do mês. Além disso, é importante ter uma noção do que é essencial e do que não é, assim você vai eliminar o desnecessário e ficar apenas com o essencial. Existe uma frase de um físico irlandês que é bem relevante a esse conteúdo. William Thomson diz “Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”.

Você pode gostar: FGTS: saiba quando e como você pode sacar seu fundo de garantia

2. Entenda a importância de respeitar seu dinheiro

Reflita sobre algo: examine o quão difícil foi ganhar dinheiro, seu suor derramado, para, ainda que pouco, gastá-lo rápido. Não esqueça da regra de Warren Buffett, “Nunca perca dinheiro”.

3. Faça um planejamento e pague suas dívidas

Esse ponto é importante, porque faz você honrar compromissos e quitar alguns erros do passado.

“Se uma pessoa adquire uma atitude correta em relação ao dinheiro, isso ajudará a endireitar quase todas as áreas de sua vida”.
-Billy Gharam

4. Converse com seu parceiro

Explique o seu planejamento, quais são os objetivos que você deseja realizar e como você quer chegar lá. Isso não vai garantir apenas o seu sucesso financeiro, mas também um relacionamento mais feliz.

5. Aprenda a investir

Foi realizada uma pesquisa na qual se contatou que apenas 8% da população brasileira investia. Esse é um dado alarmante para você saber a escassez de investidores no Brasil. No entanto, trouxe esse dado mais por conhecimento de fato mesmo, pois o que mais importa aqui é que você aprenda a investir e fazer seu dinheiro girar, fazê-lo trabalhar para você, e não o contrário.

6.Faça aplicações mensais (mas não em Poupança)

Você deve entender que aplicações mensais é uma forma de investimento rentável e com um teor de lucratividade. Poupança é um estilo de investimento muito antigo, não estou descartando ela por ser antiga, mas por não ter uma boa lucratividade, tendo em vista que ela rende por aniversário, e, muitas vezes, a inflação pode ser maior que ela.

7.Estipule metas

O bom de possuir uma lista de prioridades em mãos é que você não precisa contar apenas com a sorte e sua capacidade de poupar. Isso ajudará você a poupar mais e multiplicar seu patrimônio.

Portanto, vimos como é fácil, agora é só colocar em prática, construa hábitos consistentes que possam auxiliar você a ter uma educação financeira melhor.

Não perca essa: FGTS: saiba quando e como você pode sacar seu fundo de garantia

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies