Aprenda como você pode começar a investir de maneira descomplicada

Dê os seus primeiros passos dentro do mercado de investimento 

Foto do revisor (Érica Pereira Batista)
Revisado por: (Érica Pereira Batista)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Certamente você já se perguntou como começar a investir e pensou que essa é uma tarefa difícil demais. Hoje, 09 de novembro de 2021, a equipe do Humor do Mercado apresenta dicas para quem quer começar a investir e não sabe por onde começar. 

Continua depois da publicidade

O mercado de investimentos está cada vez mais popular, porém, quem investe parece esconder o segredo. Apesar disso, não existe nenhum bicho de sete cabeças por trás do investimento. Assim, você pode começar a fazer dinheiro conhecendo as informações, a seguir, de como investir

Leia também: Aprenda a gerar uma carteira de Bitcoin utilizando o BitAddress

Conceitos importantes no mundo do investimento

  • Liquidez: refere-se ao quão difícil ou fácil é de se recuperar o dinheiro investido. Alguns negócios disponibilizam níveis de liquidez baixo, em que o período que seu investimento fica retido é maior e, assim, são menos atrativas. Mas se você pretende investir a longo prazo, pode ser uma boa opção. 
  • Risco: é a possibilidade de você obter ou não lucro como esperado, impactando as suas aplicações. 
  • Retorno: é o quanto você ganha em uma aplicação. Também pode ser chamado de rentabilidade, quando expresso em porcentagem. 
  • Diversificação: é quando você aplica investimentos em diversos produtos, que pode reduzir os riscos de perder dinheiro. 

Renda Fixa

Renda fixa é um investimento no qual a maneira de calcular a remuneração é definida no momento da aplicação. Assim, você “empresta” dinheiro ao emissor. O emissor pode ser o governo ou empresas privadas. Desta forma, você tem certeza do valor que será resgatado ao final do prazo de investimento, recebendo de volta seu valor inicial acrescido dos juros. De tal forma, toda a negociação dos juros é feita antes da finalização do investimento. Por se tratar de um investimento fixo, você encontra bons investimentos para iniciantes

Para você

Como bloquear operadoras de telemarketing definitivamente: confira…

Continua depois da publicidade

Leia também: Após semana tensa, B3 (antiga Bovespa) abre a última semana de outubro com alta de 2,28%, sugerindo possível bom humor semanal

Continua depois da publicidade

Renda Variável

Ao contrário da renda fixa, a renda variável não oferece tanta segurança para investidores iniciantes. Este tipo de negócio não possui retorno previsto no momento da finalização do investimento. Assim, a remuneração oferecida pode variar conforme o mercado financeiro. Desta forma, você não consegue ter certeza dos valores de lucro. Na renda fixa, a base das negociações ocorre por meio de compra de ações. Assim, o lucro estará sobre a valorização dos papéis, e talvez a desvalorização, visto que este também pode ocorrer sem previsões. 

Investindo com pouco dinheiro

Ao contrário do que muitos acreditam, você pode sim investir tendo pouco dinheiro para começar. Todavia, o maior segredo está na constância. Por isso, se você investir pequenas quantias constantemente poderá aumentar a sua riqueza com o passar do tempo. 

Assim, o Tesouro Direto é um bom exemplo de investimento para você que quer começar aos poucos. Na renda fixa, você pode comprar títulos públicos federais por valores muito baixos. Contudo, caso você queira iniciar com uma quantia um pouco maior, você pode investir em CDBs, que são Certificados de Depósito Bancário, títulos emitidos por bancos que compensam o investidor por determinado período, o qual é acordado no momento do investimento.

Dessa forma, a vantagem do CDB é a lógica de juros compostos, em que a porcentagem de lucro é aplicada ao valor total disponível, ou seja, se no primeiro ano de investimento de 500 reais, você teve 20 reais de lucro, no ano seguinte o juros será aplicado em cima dos 520 reais, e assim por diante. 

Leia a seguir: Saque-Aniversário do FGTS: é possível antecipar em poucos cliques

 

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies